Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

1º de Maio tem atos em todo o país

Centrais sindicais promoverá mobilizações nas cinco regiões do Brasil

Há 52 dias — Por Portal Tamandaré Web

O ato de 1º de Maio da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras centrais sindicais será no estádio do Corinthians, o Itaquerão, em São Paulo (SP). O evento de 2024 na capital paulista deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de ministros e parlamentares, seguido pelo Festival Cultura e Direitos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve participar do ato do 1º de Maio de 2024 no estádio do Corinthians, em São Paulo (SP)— Foto: Ricardo Stuckert /PR

O ato de 1º de Maio da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras centrais sindicais será no estádio do Corinthians, o Itaquerão, em São Paulo (SP). O evento de 2024 na capital paulista deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de ministros e parlamentares, seguido pelo Festival Cultura e Direitos.

Entre as apresentações artísticas e culturais confirmadas na cidade, estão Paula Lima, Dexter, Afro-X, Pagode dos Meninos e a Bateria Show da Gaviões da Fiel, com área reservada para recreação infantil e prestação de serviços.

No restante do país, a programação do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora é extensa e diversificada, com shows e protestos em mais de 30 municípios das cinco regiões do país.

Neste ano, o tema do 1º de Maio das centrais sindicais é “Por um Brasil mais Justo”, com foco no emprego decente, na correção da tabela do imposto de Renda, na redução dos juros e na valorização dos servidores públicos. 

Os atos políticos nacional do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora em todo o país são organizados pela CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB Intersindical Central da Classe Trabalhadora.

Confira a agenda de atos pelo país divulgada pela CUT:

São Paulo

São Paulo, capital - Neste ano, o 1º de Maio será no estacionamento oeste da Neo Química Arena, estádio do Corinthians, a partir das 10h, com a presença do presidente Lula (PT).

No início do ato haverá as falas de lideranças sindicais, convidados e convidadas que representam movimentos populares e a sociedade civil organizada, parlamentares, lideranças partidárias, ministros e autoridades do governo federal.

Após o ato político, será realizado o Festival Cultura e Direitos, com apresentações artísticas e musicais, entre elas: Paula Lima, Quesito Melodia, Afonsinho BV, Pagode dos Meninos, Trio da Lua- Na trilha do Xaxado, Taty Dantas, Dexter, Roger Deff, Bateria Show da Gaviões da Fiel, Afro-X, Arnaldo Tiffu, Almirzinho, Arlindinho, Ivo Meirelles, Doce Encontro, e Sérgio Loroza e Pameloza (apresentadores).

No espaço do evento, ao longo do dia, serão realizadas ações de cidadania voltadas à saúde, orientação jurídica, segurança alimentar, meio ambiente e direitos humanos. Também haverá área para recreação infantil.

Araraquara - Neste ano, a tradicional Festa do Trabalhador será realizada na Praça Scalamandré Sobrinho, em frente à Arena da Fonte, com início às 15h. O transporte de ônibus até o local será gratuito durante todo o dia.

A principal atração musical é a do cantor de samba e pagode Mumuzinho. A programação musical terá ainda diversos shows ao longo do dia. Cesar MC, também estará presente, às 18h. Outras apresentações serão de talentos locais, como Jéssica Silva, Dani e Danilo, Conexão das Minas e Samba de Batom.

Além dos shows, a festa terá brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce e uma variedade de atividades esportivas e culturais com monitoria.

São Carlos - A festa será das 19h à meia-noite com entrada gratuita, no Clube de Campos dos Metalúrgicos, na Rua Luís Procópio de Araújo Ferraz nº 1001, no bairro de Santa Felícia. A atração é a dupla João Carlos & Bruno. Também terá shows de Anselmo Guedes e Quarta Essência. Haverá brinquedos infláveis e praça de alimentação.

Em Campinas, a concentração será no Largo do Pará, a partir das 8h e, em seguida, às 9h, será celebrada a missa do 1º de Maio na Catedral Metropolitana. A organização pede que as pessoas levem um quilo de alimento em um agasalho como doação.

Paraná

Curitiba - Os trabalhadores e as trabalhadoras irão marchar em defesa dos seus direitos, a partir das 8h30. A marcha sai da Associação 1º de Maio, à Rua Adão Francisco dos Santos, 11, Sabará, e passa por quatro comunidades até a chegada no Centro de Integração Divina Misericórdia onde serão plantadas e distribuídas mudas de árvores.

Para celebrar a conquista do Programa de Aquisição de Alimentos voltado para as cozinhas comunitárias (PAA Cozinhas), a Conab e movimentos populares vão entregar alimentos para as sete cozinhas comunitárias atendidas pelo programa em Curitiba.

Maringá, o 1º de Maio será na tenda da Trabalhadora e do Trabalhador, das 7h às 11h, no Parque do Ingá, nas proximidades do Colégio Regina Mundi.

Santa Catarina

Florianópolis - O destaque é o ato cultural na Beira Mar de São José, das 14h30 às 18h,que contará com apresentações da banda Africatarina, do grupo de teatro Madalenas na Luta, de Boi de Mamão e do músico João de Paula.

Blumenau – Feijoada dos Trabalhadores no dia 1º de maio, a partir das 11h, na Associação do Samae

Caçador – 16º Baile do Trabalhador no dia 30 de abril, às 23h, no Clube 29

Chapecó – Colocação de faixas, panfletagens nas agroindústrias e mutirão com conversa sobre o significado de ser trabalhador/a no contexto atual nas casas dos trabalhadores/as na região da EFAPI

Criciúma – Atividades para as crianças no bairro Renascer no dia 1º de maio, às 15h, com cama elástica, piscina de bolinhas, algodão doce e muito mais

Joinville – Panfletagens nos dias 29 e 30 de abril e Festa do Trabalhador no dia 1º de maio, na Recreativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville, das 9h às 23h, com música ao vivo e torneio de futsal infantil

Jaraguá do Sul – Panfletagem no Terminal Urbano no dia 30 de abril

São Miguel do Oeste – Mateada, shows regionais e atrações para as crianças no dia 1º de abril, a partir das 15h

Pará

Belém - O ato do 1° de Maio será a partir das 9h, na Praça da República, na capital paraense. O show político cultural será com Arraial do Pavulagem e a Banda da Guarda Municipal, com muitos serviços da Ação Cidadania.

Distrito Federal

Em Brasília será a partir das 9h, no Eixão do Lazer, na altura da 106 Sul.As atrações musicais estão a cargo dos trios de Nei Casemiro e CL Claudinha Costa e com a turma do SambaArrumadin.

Pernambuco

Em Recife será a partir das 10h, na Praia de Brasília Teimosa, próximo do Buraco da Véia. Na programação além da participação de lideranças políticas e das centrais sindicais, haverá apresentação cultural.

Bahia

Em Salvador as comemorações do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora começa bem às 6h30 com a corrida do Trabalhador, o Treinão, no Farol da Barra.

No mesmo dia haverá ações sociais como a retirada de documentos, intermediação de mão de obra e atendimento de saúde. A tarde haverá debates políticos e shows de Adão Negro e da banda Psirico.

Sergipe

Em Aracaju, o ato do 1º de Maio, será no Farol do Bairro Farolândia, a partir das 8h da manhã

Goiás

Em Goiânia, o ato do 1º de Maio da Classe Trabalhadora será a partir das 15h até às 22h, na Praça do Trabalhador, no Centro da cidade.

Vai ter música ao vivo com shows de pop rock, sertanejo e rap, além de uma área infantil repleta de pula-pula, pipoca, algodão doce e picolé. Também será montada uma feira com alimentos e produtos diversos, e uma tenda da saúde com consultas oftalmológicas, aferição de pressão e glicemia), feira de produtos e de comida

A partir das 16h - Apresentação da banda Nação Hip Hop (rap)

A partir das 17h30 - Falas de dirigentes sindicais e sociais, e lideranças políticas do estado

A partir das 18h30 - Apresentação do Trio Federal (sertanejo)

A partir das 20h - Apresentação da banda Vide Bula (pop rock)

Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, a festa será a partir das 13h39 na Casa do Gaúcho, no parque Harmonia.

Ceará

Em Fortaleza, a concentração do ato será em frente ao Campus da UECE, no Itaperi, na entrada principal localizada na Avenida Dr. Silas Munguba.

Minas Gerais

Em Belo Horizonte, A concentração será na Praça Afonso Arinos, no centro, a partir das 9 horas.

Alagoas

Em Maceió, o ato será na Praia da Pajuçara, em Maceió, a partir das 8h da manhã, e depois haverá caminhada até o Sete Coqueiros. O encerramento é com show musical do Izael e banda e convidados. Num trio elétrico haverá as falas políticas de sindicatos, movimentos sociais, parlamentares, partidos políticos e das centrais sindicais.

Rio de Janeiro

Na cidade do Rio de Janeiro, haverá ato político unificado no Parque de Madureira, com show do Grupo de Pagode dos Trabalhadores da COMLURB (empresa de limpeza urbana do Rio de Janeiro) e panfletagem, das 10 às 16 horas.

Em Macaé, a festa acontecerá na Lyra dos Conspiradores, das 13h13 às 19h, com apresentações das bandas Mistura Rica e Netinho Carvalho, além da participação especial de Jô Wilme.

Em Campos dos Goytacazes, será uma edição especial do "Samba na Praça", no Liceu, das 10h às 14h.

Piauí

Em Teresina, o ato unificado será na terça-feira, dia 30 de abril, a partir das 8 horas, na Praça Rio Branco.

Rio Grande do Norte

Em Natal, a concentração será na Praça Cívica, as 8h, seguida de caminhada com grupos percussivos até a Estátua de Iemanjá, na Praia do Meio.

Em Mossoró, segunda maior cidade do estado, as atividades se iniciam no dia 30 (terça-feira), com Ato Unificado as 16h, na Praça do Pax. Logo após, às 18h, atividade cultural na “Tardezinha dos Trabalhadores”, na sede do Sinte, com show do Coisa Nossa e Netinho Santos, no Boteco da Regional, na sede do Sinte Mossoró. As 19h Torneio de futebol 7 - dos trabalhadores, na Arena Sócrates, sede do Sinte.

Espírito Santo

Vitória - O 1° de maio unificado do Espírito Santo será realizado no Portal do Príncipe, próximo à Rodoviária de Vitória, com concentração prevista para iniciar às 8h.

O grupo de samba Tamo Junto, o Coral do Triplex, o Coral Serenata de Favela e o cantor e compositor Amaro Lima também estarão presentes para animar o dia com muita música. Haverá atendimento jurídico à população, como: informações sobre abono salarial, seguro desemprego e carteira de trabalho digital por meio de uma unidade móvel da SRTE. Para a criançada haverá pula-pula, pipoca e picolé.

Durante o ato, a CUT-ES e demais centrais sindicais (CTB, UGT, Força Sindical, Nova Central e Intersindical) parlamentares e partidos capixabas, movimentos sociais urbanos e do campo falarão à população.

Confira

08h - Concentração Praça Portal do Príncipe

08:30h – Abertura - Apresentação Coral Serenata de Favela

09 h– Fala dos Partidos e Parlamentares

09:30h – Apresentação Cultural – Samba Grupo Tamo Junto

10h - Fala das Entidades dos Movimentos Sociais e do Campo

10:30h - Apresentação Cultural – Samba

11 h- Fala das Centrais Sindicais

11:30h - Apresentação do Coral do Triplex

12h – Apresentação Amaro Lima e Banda

13:30h – Encerramento

Paraíba

Em Campina Grande, no dia 30 de abril, a partir das 14 horas, a Praça da Bandeira será o palco de um ato público, onde sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos progressistas se unirão em um chamado por justiça social e melhores condições de trabalho.

A Associação de Moradores do Conjunto Severino Cabral será o ponto de encontro no dia 1º de maio, às 9 horas, onde a comunidade local se reunirá para discutir questões pertinentes aos trabalhadores do bairro e suas demandas específicas.

Mato Grosso

Cuiabá - As comemorações da CUT-MT terão início com a programação cultural, no dia 30, a partir das 18 horas, na Praça da Mandioca, em Cuiabá, com o Samba do Trabalhador, trazendo um repertório dos clássicos do ritmo com o grupo Sasmininas, de Cuiabá.

No dia 1º de Maio, a tradicional Romaria dos Trabalhadores, a partir das 7 horas, com saída da Caixa d’Água do bairro CPA 4 – Morada da Serra – e seguindo em direção a Comunidade São José, no bairro 1º de Março.

Mato Grosso do Sul

Campo Grande - Dia 1º de Maio, a partir das 8h da manhã, no Campo de Futebol Gil Wellington dos Santos, Rua Anselmo Selingardi, 1261, no Bairro Dom Antônio Barbosa, em frente ao Projeto Asas do Futuro.

Com informações do Brasil de Fato