
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, desistiu de participar do II Congresso Ibero-Brasileiro de Governança Global, previsto para ocorrer neste mês na Universidade de Salamanca, na Espanha. A decisão foi comunicada aos organizadores após o magistrado ser sorteado relator do chamado caso Master, que anteriormente estava sob responsabilidade do ministro Dias Toffoli.
Até a redistribuição do processo, Mendonça tinha presença confirmada na abertura, no encerramento e em três mesas de debate do evento. Uma das mesas seria presidida pelo advogado Igor Tamasauskas, sócio do escritório Bottini e Tamasauskas Advogados, que atua na defesa do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, apoiador do Instituto Brasileiro de Direito Legislativo, organizador do congresso.
Dias antes, o ministro Luiz Fux também cancelou participação no encontro após questionamentos. O Supremo Tribunal Federal informou que não haveria pagamento pelas palestras e que as despesas seriam custeadas pela organização ou de forma particular, sem custos para a Corte.
O evento deve contar com a presença de ministros do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior do Trabalho, além de ex-integrantes do STF como Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski, citados no caso Master em razão de contrato de escritório de advocacia com o banco. As informações foram publicadas pelo portal O Antagonista.
Com informações do Portal O Antagonista




