
A Agência Nacional de Energia Elétrica confirmou nesta sexta-feira, dia 30, a manutenção da bandeira tarifária verde para o mês de fevereiro. Com a decisão, os consumidores de energia elétrica não terão cobrança adicional na fatura, mantendo o valor regular pelo consumo registrado.
Segundo a Aneel, as chuvas registradas na segunda quinzena de janeiro contribuíram para a recuperação dos níveis dos reservatórios das usinas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Com esse cenário, não houve necessidade de acionar usinas termelétricas, que possuem custo de geração mais elevado.
A definição das bandeiras tarifárias é feita mensalmente com base na avaliação das condições de geração de energia pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. O sistema indica os custos variáveis da produção de energia no Sistema Interligado Nacional e orienta a aplicação de acréscimos ou não na conta de luz.
De acordo com o calendário da Aneel, a definição da bandeira tarifária válida para o mês de março será divulgada no dia 27 de fevereiro. Anualmente, após o período chuvoso, a agência também estabelece os valores das bandeiras para o ciclo seguinte.




