Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Anvisa proíbe comercialização de canetas emagrecedoras irregulares

Produtos à base de tirzepatida e retatrutida eram vendidos sem registro e tiveram uso vetado em todo o país

Há 1 dia — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: RAFA NEDDERMEYER/AGÊNCIA BRASIL

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na última quarta-feira (21), a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e uso de medicamentos à base de tirzepatida das marcas Synedica e TG, além de produtos com retatrutida de todas as marcas e lotes. Os itens são popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras do Paraguai”.


De acordo com a Anvisa, os produtos são fabricados por empresas desconhecidas e vinham sendo comercializados principalmente por meio de perfis em redes sociais, sem qualquer tipo de registro, notificação ou cadastro junto à agência reguladora, o que caracteriza irregularidade sanitária.


A agência alertou que, por serem de origem desconhecida, não há garantia quanto ao conteúdo, à qualidade ou à segurança desses medicamentos. Em razão disso, a Anvisa afirmou que os produtos não devem ser utilizados “em nenhuma hipótese”, diante dos riscos potenciais à saúde da população.


A resolução que oficializa a proibição foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira. A Anvisa reforça que a aquisição e o uso de medicamentos devem ocorrer apenas por meio de produtos regularizados, com prescrição e acompanhamento adequados, conforme as normas sanitárias vigentes.


Talvez você goste