Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Brasileiros temem mais a volta de Bolsonaro do que permanência de Lula, aponta pesquisa

Levantamento mostra rejeição crescente a nova candidatura do ex-presidente e indica vitória de Lula em todos os cenários de segundo turno testados

Há 10 dias — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Arte: InfoMoney—

A possível volta de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência é hoje o maior temor político da maioria dos brasileiros. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (21), 47% dos entrevistados dizem temer mais o retorno do ex-presidente ao Planalto, enquanto 39% afirmam temer a continuidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após 2026. Outros 8% têm medo de ambos e apenas 2% disseram não temer nenhum.

A preocupação com Bolsonaro cresceu especialmente entre os eleitores sem posição política definida: nesse grupo, o medo de seu retorno subiu de 38% para 46%, enquanto o receio com Lula caiu de 27% para 25%. Além disso, 65% dos brasileiros defendem que Bolsonaro não se candidate novamente e apoie outro nome, enquanto 58% acham que Lula também deveria desistir da reeleição índice que se mantém estável em relação à última sondagem.

Realizada entre 13 e 17 de agosto com 12.150 entrevistas presenciais em todo o país, a pesquisa ainda simulou cenários de segundo turno entre Lula e possíveis nomes da direita. Em todos os casos, Lula venceria, com margens que variam de 8 a 16 pontos percentuais a menor diferença seria contra o governador paulista, Tarcísio de Freitas.

O levantamento revela um cenário de forte polarização, mas também de cansaço do eleitorado com os dois principais protagonistas políticos do país. Mesmo assim, Lula segue favorito em uma eventual disputa, enquanto Bolsonaro enfrenta não apenas a rejeição crescente, mas também a inelegibilidade que ainda pode se agravar judicialmente.

Talvez você goste