
A saúde de Carpina vai ganhar um reforço histórico. Nesta quarta-feira (24), a prefeita Eduarda Gouveia assinou a Ordem de Serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, que substituirá a atual Unidade Mista. A obra, já em andamento, tem previsão de conclusão em até 10 meses e representa um investimento superior a R$ 2 milhões, além da compra de novos equipamentos.
O novo equipamento contará com estrutura moderna e diversificada: salas de triagem e classificação de risco, consultórios pediátricos e adultos, sala de parto, sala de bucomaxilo, raio X digital, eletrocardiograma, gesso, coleta, farmácia, posto de medicação, além da chamada “sala vermelha” para atendimentos críticos. Também haverá área de descanso para os profissionais de saúde, um oratório para pacientes e familiares e acesso facilitado para ambulâncias de UTI.
Durante a cerimônia, a prefeita lembrou o estado precário da antiga Unidade Mista: “Foi o primeiro prédio que visitei ao assumir a prefeitura. Vi as condições e disse que não aceitaríamos aquilo. Agora estamos construindo uma UPA moderna, para transformar o atendimento em Carpina”, afirmou.
A secretária de Saúde, Patrícia Amélia, destacou que o novo modelo trará qualidade e modernização para os serviços de urgência e emergência. Já a diretora da Unidade Mista, Eduarda Barreto, comemorou a conquista: “A UPA vai mudar a história da saúde não só de Carpina, mas de toda a região”, disse.
Com a obra, Carpina passa a contar com um equipamento de referência em saúde, preparado para atender a população local e municípios vizinhos.