Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

Conteúdo patrocinadoVitória das Alegorias
O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Caso Master no STF tem relatoria redistribuída a André Mendonça

Mudança ocorre após reunião convocada por Edson Fachin e mantém validade de atos praticados por Dias Toffoli

Há 11 horas — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

A mudança na relatoria do caso Master no Supremo Tribunal Federal abre nova etapa na investigação que envolve o banco ligado a Daniel Vorcaro. O processo passou ao ministro André Mendonça após a saída de Dias Toffoli da relatoria. A redistribuição foi formalizada depois de reunião convocada pelo presidente da Corte, Edson Fachin, para apresentação de relatório da Polícia Federal com dados extraídos do celular de Vorcaro.

O documento menciona o nome de Toffoli, o que levou à abertura de pedido de suspeição contra o ministro. Em resposta, ele negou qualquer impedimento e classificou o relatório como baseado em ilações. Segundo nota assinada pelos demais ministros, não foram identificados elementos para arguição de suspeição e foi reconhecida a plena validade dos atos já praticados pelo antigo relator, além de manifestação de apoio pessoal.

O primeiro movimento de Mendonça deve ser a análise do material já produzido pela investigação, que chegou ao Supremo em novembro de 2025. Há, segundo relatos, relatório parcial da Polícia Federal encaminhado ao tribunal e novas frentes de apuração em andamento, incluindo análise de dados de celulares apreendidos.

Um dos pontos centrais será a definição sobre o foro do caso. Caberá ao novo relator decidir se a investigação permanece no Supremo ou se parte, ou a totalidade, deve ser remetida à primeira instância. De acordo com informações divulgadas pelo jornal O Globo, a tendência inicial é de manutenção no STF até que haja maior clareza sobre o alcance das apurações e eventual envolvimento de autoridades com prerrogativa de foro.

Talvez você goste