Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

Com investimento de R$ 1,8 bi, Escola de Sargentos será o maior projeto do Exército

O governo de Pernambuco e Exército Brasileiro assinam o termo de compromisso para a construção da Escola durante Solenidade, que ocorreu na sede do Comando Militar do Nordeste (CMNE).

Há 38 dias — Por Portal Tamandaré Web

O governo de Pernambuco e Exército Brasileiro assinam o termo de compromisso para a construção da Escola  durante Solenidade, que ocorreu na sede do Comando Militar do Nordeste (CMNE).
Foto: Ricardo Stucket/Presidência da República

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, assinaram, nesta sexta-feira (19), a renovação do Acordo de Compromisso para a instalação da Escola de Sargentos das Armas. A cerimônia ocorreu na sede do Comando Militar do Nordeste (CMNE), durante a solenidade para passagem de comando do general de Exército Kleber Vasconcellos para o general de Exército Maurílio Ribeiro e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O empreendimento será o maior projeto do Exército desde a construção da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), na década de 1940. O presidente Lula destacou a importância da iniciativa para a geração de empregos e o crescimento econômico local. "Esse é um empreendimento capaz de mudar a vida de muitas pessoas que moram na região. Apenas em sua construção, devem ser gerados mais de 11 mil empregos diretos e 17 mil empregos indiretos. Mas isso é apenas o começo", pontuou.

"Pernambucanos e demais nordestinos que queriam ingressar na carreira militar tinham que ir para o Sul ou Sudeste para receber sua formação. A nova escola representará o movimento inverso: brasileiros de todos os estados estarão aqui movimentando a economia e explorando a cultura regional", completou o presidente.

Para o ministro da Defesa, José Múcio, esse é um marco na formação de militares no Brasil. "Tenho a satisfação de compartilhar com as senhoras e com os senhores esse dia histórico para o estado, que marcará a região como importante polo de formação de recursos humanos para o Exército Brasileiro. O governo do presidente Lula dedica especial atenção ao Nordeste", afirmou.

A Escola de Sargentos das Armas será construída no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), em Aldeia, no município de Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco, e tem como objetivo reunir, na região metropolitana do Recife, 16 estruturas de ensino que atualmente formam os sargentos de carreira do Exército Brasileiro. A obra terá um investimento total de R$ 1,8 bilhão.

O projeto tem como maior parceiro estratégico o Governo de Pernambuco, que atua para contribuir com aspectos relacionados à infraestrutura onde será construída a escola.

Citando o exemplo da Academia Militar das Agulhas Negras, a governadora Raquel Lyra, expressou entusiasmo com o avanço que a implementação traz para o estado e a região. "Pra quem viu de perto o crescimento da cidade de Resende, no Rio de Janeiro, pode contemplar e esperar a expectativa positiva daquilo que vai haver de transformação na região metropolitana do nosso estado, um lugar de muita desigualdade, como Pernambuco inteiro, o Nordeste brasileiro, mas onde a gente vai ter um ciclo de muita prosperidade a partir dos investimentos que estão acontecendo aqui", declarou.