Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Criação de núcleo na SDS reforça combate ao furto de água

Parceria entre Companhia Pernambucana de Saneamento e forças de segurança prevê ampliação de operações integradas em todo o estado a partir de 2026

Há 7 horas — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: Divulgação

A Companhia Pernambucana de Saneamento e a Secretaria de Defesa Social definiram novas estratégias para intensificar o enfrentamento ao furto de água e a crimes contra unidades operacionais da Compesa. A articulação foi consolidada durante reunião realizada nesta quarta-feira (28), na sede da companhia, no Recife, com a presença da direção da Compesa, da SDS e dos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil de Pernambuco.


Como principal encaminhamento, foi anunciada a criação de um núcleo específico dentro da Secretaria de Defesa Social para atuar de forma integrada com a Compesa. A estrutura será responsável por ampliar ações de inteligência, reforçar operações em campo, retirar ligações clandestinas, combater furtos em sistemas operacionais e responsabilizar os envolvidos, a partir das notificações encaminhadas pela companhia.


Segundo a Compesa, os furtos de água e de equipamentos impactam diretamente o abastecimento e geram prejuízos à população e à empresa. Desde outubro de 2023, quando a companhia passou a estruturar ações internas com apoio do Governo do Estado, os trabalhos integrados com as forças de segurança resultaram na recuperação de mais de 350 litros de água por segundo, volume equivalente a cerca de 80 mil carros-pipa por mês.


Durante a reunião, foram apresentados resultados de operações recentes, como a fiscalização na adutora de inversão de Jucazinho, que permitiu recuperar mais de 20 litros por segundo e ampliar o abastecimento de Riacho das Almas, além de uma ação em Limoeiro que possibilitou a recuperação de uma bomba furtada, identificada por meio de monitoramento via satélite. A agenda foi encerrada com visita ao Centro de Videomonitoramento de Segurança da Compesa, que auxilia no acompanhamento dos sistemas em tempo real.


Talvez você goste