Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Decisão em Olinda será no voto a voto, aponta pesquisa

Pesquisa da Folha de Pernambuco/IPESPE aponta empate técnico na corrida eleitoral na cidade de Olinda

Há 81 dias — Por Repórter Tamandaré

cenário da disputa eleitoral em Olinda é de indefinição. É o que revela o levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco.
Foto: Folha de Pernambuco

O cenário da disputa eleitoral em Olinda é de indefinição. É o que revela o levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco.

Dados mostram, em todas as situações, empate técnico entre Vinicius Castello (PT), e Mirella Almeida (PSD): na pesquisa espontânea, na estimulada e até quando são considerados apenas os votos válidos, parâmetro utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral e que exclui os votos brancos e nulos.

Na espontânea (quando os nomes não são citados), Vinicius Castello tem 39% e Mirella Almeida, 38% da intenção de voto. Na estimulada, os índices são de 46% contra 44%, respectivamente.

Na hora de contabilizar os votos válidos, Vinicius Castello surge com 51% e Mirella Almeida, com 49%. Até a rejeição dos dois é a mesma: 42% dos entrevistados não votariam nele e outros 42% não votariam nela. A margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos.

O IPESPE ouviu, presencialmente, 500 eleitores, entre a última quinta-feira (24) e o dia de ontem (25). Chama a atenção a certeza do voto: 90% dizem que a escolha seria definitiva, enquanto apenas 10% admitem mudar de candidato.

O resultado no domingo (28) vai apontar mais que o nome a gerir a cidade a partir de janeiro de 2025. Vinicius vencendo, a vitória será também do prefeito João Campos. Caso a vencedora seja Mirella, a conquista estará nas mãos da governadora Raquel Lyra. Sairá das urnas de Olinda o desenho que 2026 começa a ganhar.

Votos pulverizados O senador Humberto Costa observa um “crescimento moderado, mas consistente” do PT após o primeiro turno das eleições municipais. Aposta que a legenda ainda consiga eleger prefeitos em capitais – disputa em quatro – e em Pernambuco conquiste Olinda. “Não tivemos um grande vencedor nessas eleições, como houve nos governos de Arraes, Jarbas e Eduardo. Nessa, a votação foi mais pulverizada”, declarou à Rádio Folha.

Convidado A convite de Humberto Costa, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) participa da carreata para Vinicius Castello. Concentração será no Clube Atlântico de Olinda, às 9h, e reunirá outros líderes petistas, o prefeito João Campos e a ministra Luciana Santos.

Esperado Na mesma hora, na Praça dos Brinquedos, em Rio Doce, a governadora Raquel Lyra, a vice Priscila Krause e o prefeito Lupércio Nascimento se encontram em caminhada para Mirella Almeida. O ministro André de Paula também está sendo aguardado.

Intercâmbio A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, e parte da equipe ficaram dois dias no Paraná. Foram buscar ideias mais sustentáveis para os municípios. O Estado tem se destacado pelo modelo de apoio técnico aos gestores.

Com informações da Folha de Pernambuco