Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Dias Toffoli afirma que juízes não têm liberdade para manifestações políticas nas redes

Ministro Dias Toffoli diz que magistratura exige restrição à atuação partidária e eleitoral em espaços públicos

Há 10 horas — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: Redes sociais/Google/Safari

O Supremo Tribunal Federal iniciou, na última quarta-feira (4), o julgamento que discute as regras para manifestações de juízes nas redes sociais. Durante o debate, o ministro Dias Toffoli afirmou que magistrados não possuem liberdade para expressar publicamente posições políticas, partidárias ou eleitorais, em razão das responsabilidades e limites impostos pela função.


Em sua manifestação, Toffoli destacou que a questão central do julgamento é a própria natureza da magistratura, que exige imparcialidade e contenção na exposição pública de opiniões políticas. Segundo o ministro, a vedação não se confunde com censura, mas decorre do papel institucional exercido pelos juízes no sistema democrático.


O julgamento acabou sendo suspenso devido à ausência do ministro Luiz Fux, que está afastado por motivo de saúde, após diagnóstico de pneumonia. Apesar da interrupção, os cinco votos já proferidos favoráveis às diretrizes permanecem válidos e serão considerados na retomada da sessão.


Este é o primeiro julgamento do STF em 2026 e o tema é visto como estratégico dentro da Corte. A discussão deve sinalizar o entendimento dos ministros sobre a criação do Código de Ética da Magistratura, proposta apresentada pelo presidente do Supremo, Edson Fachin, que terá relatoria da ministra Cármen Lúcia.


Talvez você goste