Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

Faculdade Senac passa a ser reconhecida na Alemanha com o curso de Gastronomia

Entrada da instituição na lista da Anabin irá facilitar o processo de obtenção de visto de trabalho

Há 43 dias — Por Portal Tamandaré Web

Agora será mais fácil para egressos da Faculdade Senac Pernambuco trabalharem e viverem na Alemanha. Isso porque a instituição passou a integrar a lista da Anabin, o sistema do governo alemão que reconhece e avalia diplomas estrangeiros no país europeu. Graças ao curso de Gastronomia, a unidade de ensino recebeu o status H+, o que significa que ela agora é oficialmente reconhecida na Alemanha como uma instituição de ensino superior.
Foto: Divulgação/Senac

Agora será mais fácil para egressos da Faculdade Senac Pernambuco trabalharem e viverem na Alemanha. Isso porque a instituição passou a integrar a lista da Anabin, o sistema do governo alemão que reconhece e avalia diplomas estrangeiros no país europeu. Graças ao curso de Gastronomia, a unidade de ensino recebeu o status H+, o que significa que ela agora é oficialmente reconhecida na Alemanha como uma instituição de ensino superior.

A entrada da Faculdade Senac Pernambuco na lista da Anabin vai facilitar o processo de obtenção de visto de trabalho e ingresso no mercado de trabalho alemão. A partir de agora, os egressos da instituição terão acesso a um leque maior de oportunidades de carreira na área da gastronomia no país europeu, conhecido por sua forte cultura gastronômica e alta demanda por profissionais qualificados.

Thiago Cavalcanti é um dos egressos de Gastronomia da Faculdade Senac Pernambuco que já está trilhando o caminho do sucesso no país europeu. No ano passado, ele se mudou para a Alemanha para trabalhar em uma grande empresa do segmento de alimentos e bebidas. Hoje, atua em uma hamburgueria na pequena cidade de Schwäbisch Hall, a cerca de 500 quilômetros da capital Berlim.

"Sempre fui um curioso da cozinha e um apaixonado pela gastronomia", conta Thiago. Após realizar diversos minicursos na área, ele decidiu se aprofundar e cursou a graduação na Faculdade Senac Pernambuco. "Foi onde me apaixonei mais ainda. As coisas foram evoluindo e acontecendo naturalmente. Ganhei espaço na área e fiz muitos eventos. Cheguei inclusive a abrir meu próprio pequeno negócio", relembra.

No entanto, sua jornada para trabalhar na Alemanha não foi nada fácil, já que até o ano passado a Faculdade Senac Pernambuco ainda não integrava a lista da Anabin. Thiago precisou enfrentar desafios como a barreira do idioma e trâmites burocráticos. "Foram três longos anos tentando uma oportunidade de visto de trabalho. Cheguei a enviar mais de 50 currículos, mas devido ao não conhecimento da língua, ficou quase impossível. Foi então que estudei o básico da língua alemã", explica.

"Gastei muito dinheiro para reconhecer diploma, traduzir e outras burocracias, até que um dia saiu", completa. Agora, com o reconhecimento oficial da Faculdade Senac Pernambuco como instituição de ensino superior na Alemanha, outros egressos não precisarão passar pelo mesmo sufoco que Thiago passou. "Hoje trabalho em uma hamburgueria muito famosa no meu estado, onde faço vários tipos de hambúrgueres, saladas, crepes, molhos e até comida mexicana e turca. Sempre estamos inovando no cardápio. Já chegamos a fazer mais de 300 hambúrgueres por noite", comemora.

Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, a entrada da Faculdade Senac Pernambuco na lista da Anabin é um marco significativo que reflete o compromisso contínuo da instituição com a excelência acadêmica. "Essa conquista não apenas valida a qualidade do nosso ensino, mas também abre novas portas de oportunidade para nossos alunos, permitindo-lhes uma maior mobilidade e reconhecimento de seus diplomas no cenário educacional e profissional internacional", frisa Peixoto.

GRADUAÇÃO - Reconhecido com conceito 5 pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Gastronomia da Faculdade Senac Pernambuco é uma excelente oportunidade para quem deseja se destacar na área gastronômica. Com duração de cinco semestres, o curso oferece uma formação abrangente, combinando teoria e prática para preparar os alunos para o dinâmico mercado de trabalho.

As inscrições para o Cadastro de Interesse 2024.2 já estão abertas, oferecendo aos interessados a chance de iniciar sua jornada na gastronomia e seguir os passos de Thiago Cavalcanti em direção ao sucesso profissional. Para mais informações e inscrições, acesse faculdadesenacpe.edu.br/vestibular/.