
O filme brasileiro O agente secreto foi indicado ao Oscar de melhor filme. O anúncio dos indicados ocorreu na manhã desta quinta-feira, durante cerimônia realizada no Samuel Goldwyn Theater, em Los Angeles, apresentada pelos atores Danielle Brooks e Lewis Pullman. A indicação marca mais um capítulo relevante da presença do cinema nacional na principal premiação da indústria audiovisual.
Para conquistar o Oscar, considerado inédito para o Brasil na categoria principal, O agente secreto concorre com outras nove produções internacionais, entre elas Hamnet, Valor sentimental, Marty Supreme e Uma batalha após a outra. Além da disputa por melhor filme, a produção também aparece entre os indicados a melhor elenco e melhor ator, com Wagner Moura.
Esta é a segunda vez na história que um filme brasileiro concorre ao prêmio de melhor filme. No ano anterior, Ainda estou aqui, dirigido por Walter Salles, venceu o Oscar de melhor filme internacional e também figurou entre os indicados a melhor filme e melhor atriz, com Fernanda Torres, consolidando um momento de destaque do país na premiação.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, O agente secreto tem acumulado reconhecimento da crítica e do público. No início do mês, venceu dois Globos de Ouro, nas categorias de melhor filme em língua não inglesa e melhor ator dramático. A produção também foi eleita melhor filme internacional no Critics Choice Awards e conquistou, em maio, os prêmios de melhor direção e melhor ator no Festival de Cannes.



