
A Prefeitura de Garanhuns iniciou a entrega de mais de 300 tablets a agentes comunitários de saúde (ACSs), como parte de um investimento de quase R$ 500 mil na modernização da atenção básica. A ação, liderada pela Secretaria Municipal de Saúde, busca informatizar o trabalho da categoria e garantir mais agilidade, precisão e qualidade no atendimento à população. Os primeiros equipamentos foram entregues na última terça-feira (30), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Parque Fênix 1 e 2.
O prefeito Sivaldo Albino (PSB) destacou o impacto da medida para a saúde pública. “Este é um investimento feito com recursos próprios em equipamentos que são extremamente importantes para o trabalho dos ACSs e para a melhoria do serviço prestado à população”, afirmou. A iniciativa é parte de um conjunto de ações para valorização e estruturação da atenção primária.
A informatização do trabalho dos agentes faz parte da estratégia de saúde digital do Sistema Único de Saúde (SUS). Com os novos tablets, os profissionais passam a registrar visitas, dados de saúde e acompanhamentos diretamente no sistema ‘e-SUS Território’, que é integrado ao Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Isso permite uma coleta de dados mais eficiente e um histórico de atendimento mais completo e acessível.
A secretária de Saúde, Catarina Tenório, ressaltou que além dos tablets, a gestão está finalizando a aquisição de novos fardamentos para os agentes comunitários de saúde (ACSs) e de endemias (ACEs). “São provas do nosso compromisso com esses profissionais, que desempenham um papel essencial na prevenção e cuidado com a saúde das famílias de Garanhuns”, disse.
Com a digitalização do trabalho em campo, a expectativa da Secretaria é aumentar a capacidade de resposta das equipes de saúde, melhorar o monitoramento de indicadores e ampliar o acesso da população a um atendimento mais eficiente, com base em dados precisos e atualizados em tempo real.