Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Grande Rio leva Manguebeat de Pernambuco para a Sapucaí

Enredo destaca conexões sociais e culturais entre Pernambuco e a Baixada Fluminense

Há 8 horas — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

A Acadêmicos do Grande Rio vai levar para a Marquês de Sapucaí o enredo A Nação do Mangue, inspirado no movimento Manguebeat, surgido no Recife nos anos 1990. A proposta do desfile é unir simbolicamente a lama do manguezal do Rio Capibaribe, na capital pernambucana, à do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, destacando paralelos sociais e culturais entre as duas regiões.


Responsável pelo enredo, o carnavalesco Antônio Gonzaga afirmou que há convergências entre o movimento cultural pernambucano e a trajetória da escola de samba. Segundo ele, tanto o Manguebeat quanto a Grande Rio dialogam com transformações sociais em territórios periféricos. O movimento ganhou projeção ao misturar guitarras de heavy metal e reggae com ritmos como maracatu, coco e ciranda, em produções de bandas como Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A.


Criado a partir da metáfora da lama como símbolo de resistência e criatividade, o Manguebeat teve como marco o manifesto Caranguejos com Cérebro, lançado em 1992 pelo jornalista Fred Zero Quatro. O texto defendia a revitalização cultural do Recife por meio da valorização de sua diversidade e potencial criativo. Gonzaga afirma que a escolha do tema também foi influenciada por referências pessoais e pela identificação com a cena musical pernambucana.


O desfile será dividido em seis setores, com cinco carros alegóricos e três tripés, além de fantasias que remetem à cultura recifense. A bateria da escola promete incorporar referências ao frevo, ao maracatu e às experimentações rítmicas associadas a Chico Science. A Grande Rio será a penúltima escola a desfilar na terça-feira, 17 de fevereiro, último dia de apresentações do Grupo Especial do Rio de Janeiro.


Talvez você goste