
A Prefeitura de Gravatá reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável ao assinar, na quarta-feira (23), a Carta-Compromisso da iniciativa “Meu Município pelos ODS 2025-2030”, articulada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Executiva para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Com a adesão, Gravatá passa a integrar uma rede de cidades conectadas pela Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, fortalecendo sua atuação na implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como erradicação da pobreza, combate às mudanças climáticas, redução das desigualdades e promoção da igualdade de gênero.
Segundo o secretário de Planejamento e Orçamento, Eliakim Hebert, a assinatura marca o início de uma nova etapa, com a formação de uma comissão que irá monitorar as políticas de desenvolvimento sustentável do município, elaborar relatórios e acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas.
A cidade já desenvolve ações alinhadas aos ODS, como o uso de energia limpa, a Cozinha Comunitária do Fome Zero, o Parque Janelas para o Rio — às margens do Rio Ipojuca, contribuindo para combater as alterações climáticas — além dos CRAS, da Secretaria da Mulher e da conquista do Selo Unicef. Para o prefeito Joselito Gomes, o compromisso reforça a determinação de Gravatá em ampliar iniciativas e criar novas políticas em prol do bem-estar da população.