O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira (11), no palácio do Planalto, que o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski vai assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir de fevereiro.
Lewandowski vai suceder no cargo o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que foi nomeado por Lula e aprovado pelo Senado como novo ministro do STF.
Lula estava acompanhado de Lewandowski, Flávio Dino, e da primeira-dama, Janja da Silva ao fazer o anúncio. Segundo o presidente, a nomeação será publicada em 19 de janeiro e o novo ministro tomará posse em 1º de fevereiro.
Para Lula, as duas indicações, uma na Suprema Corte e a outra na pasta da Justiça coroam seu primeiro ano de mandato. “Hoje é um dia muito feliz para mim. Feliz porque eu estou diante de um companheiro [Flávio Dino] que está prestando serviço extraordinário ao país, à Justiça brasileira, e que, acertadamente o Congresso homologou para que seja a partir de 22 de fevereiro o novo ministro do STF”, disse Lula.