Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

Conteúdo patrocinadoVitória das Alegorias
O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Lula inicia agenda oficial na Índia e na Coreia do Sul

Presidente participará de cúpula sobre inteligência artificial e de fóruns empresariais para ampliar cooperação econômica

Há 9 horas — Por Repórter Tamandaré

Imagem sem texto alternativo.
Foto: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca às 10h desta terça-feira para visitas oficiais à Índia e à Coreia do Sul, entre os dias 18 e 24. De acordo com agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, a aeronave fará parada para abastecimento na Tunísia. A viagem à Índia ocorre em retribuição à visita do primeiro-ministro Narendra Modi ao Brasil durante a cúpula do BRICS, realizada em julho.

Em Nova Deli, capital indiana, Lula participará na quinta-feira da cúpula global de inteligência artificial. Será a primeira vez que um presidente brasileiro participa de um evento internacional de alto nível dedicado ao tema. A organização estima a presença de cerca de 40 mil pessoas de 50 países.

A agenda na Índia inclui ainda reuniões voltadas à ampliação da cooperação bilateral nas áreas econômica, turística, agrícola, energética e sustentável, em continuidade aos acordos firmados durante a visita de Modi ao Brasil no ano passado. Também está previsto o Fórum Empresarial Brasil-Índia, com a participação de mais de 300 empresas brasileiras e painéis sobre minerais críticos, transição energética, segurança ambiental e agricultura familiar.

Entre domingo e terça-feira, o presidente cumprirá agenda oficial em Seul, a convite do presidente Lee Jae Myung. A programação prevê a adoção de um plano de ação trienal para o período de 2026 a 2029, com foco no fortalecimento da parceria estratégica e na atração de investimentos nas áreas de tecnologia, agropecuária e cosméticos. Em Seul, o Fórum Empresarial Brasil-Coreia reunirá 230 empresas brasileiras para diálogos econômicos e comerciais.

Com informações do Portal InfoMoney

Talvez você goste