Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Lula lidera cenários de 1º turno para 2026, aponta pesquisa Paraná Pesquisas

No cenário mais competitivo, Lula aparece com 37% das intenções de voto, contra 31% de Jair Bolsonaro, uma diferença de 6 pontos percentuais.

Há 2 dias — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: Reprodução redes sociais/Google—

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os quatro cenários de 1º turno das eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (27) pelo Paraná Pesquisas. O levantamento avaliou diferentes combinações com candidatos do campo da direita, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).


No cenário mais competitivo, Lula aparece com 37% das intenções de voto, contra 31% de Jair Bolsonaro, uma diferença de 6 pontos percentuais. Quando o adversário testado é Flávio Bolsonaro, a vantagem do presidente aumenta: 37,6% a 19,2%. Também foram incluídos nos cenários nomes como o governador do Paraná Ratinho Junior (PSD), o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PSDB), o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) e o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil).


Nas simulações de 2º turno, Lula aparece tecnicamente empatado com seus principais adversários. Contra Jair Bolsonaro, o petista marca 44,9% e o ex-presidente 41,6%. O mesmo percentual de Bolsonaro se repete quando testado o confronto com Michelle Bolsonaro. Contra Tarcísio de Freitas, Lula tem 44,9% e o governador paulista 40,9%, enquanto frente a Flávio Bolsonaro, o atual presidente sobe para 46,7%, contra 37% do senador.


Caso Jair Bolsonaro permaneça inelegível, a pesquisa aponta que Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro seriam os nomes com maior potencial de herdar seu eleitorado, com 23,3% e 21,3%, respectivamente. Outros 22,4% dos entrevistados afirmaram não escolher nenhuma das opções.


O levantamento foi realizado entre 21 e 24 de outubro de 2025, com 2.020 entrevistados em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. A pesquisa possui margem de erro de 2,2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.

Talvez você goste