Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

Lula retoma as obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco

Com a ampliação da unidade, Governo Federal e Petrobras projetam geração de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos e acréscimo de cerca de 13 milhões de litros de Diesel S10 por dia à produção nacional

Há 156 dias — Por Portal Tamandaré Web

Com a ampliação da unidade, Governo Federal e Petrobras projetam geração de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos e acréscimo de cerca de 13 milhões de litros de Diesel S10 por dia à produção nacional
Foto: Divulgação/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nesta quinta-feira (18), que estava muito orgulhoso de estar aqui, foi durante a cerimônia de retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima, no município de Ipojuca, na região Metropolitana do Recife, "esse dia é muito importante para o Brasil, para a Petrobras, para Pernambuco, para o povo trabalhador brasileiro e, pessoalmente, para mim. Eu estou orgulhoso de estar aqui”.

Com a ampliação da unidade, a Petrobras e o Governo Federal projetam uma geração de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos e um acréscimo de cerca de 13 milhões de litros de Diesel S10 (de baixo teor de enxofre) por dia à capacidade de produção nacional. Quando estiver funcionando plenamente, a Refinaria Abreu e Lima vai faturar R$ 100 milhões por ano.

O investimento na unidade está previsto no Plano Estratégico 2024-28+ da Petrobras e faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já em fase de contratação, a construção do Trem 2 da refinaria tem data para finalização em 2028, quando passará a ter capacidade para processar 260 mil barris de petróleo por dia. As obras estão previstas para o segundo semestre deste ano.

"Estamos inspirados para fazer uma ampliação do projeto que havia de ser, e será a segunda maior refinaria brasileira, e a refinaria mais moderna de todo o continente americano, inclusive Estados Unidos e Canadá", disse Jean Paul Prates, presidente da Petrobras.

Além da conclusão do Trem 2, o projeto prevê a construção da primeira unidade SNOX do refino brasileiro, que será responsável por transformar óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) em um novo produto para comercialização. As obras já estão em andamento e a unidade começa a operar em 2024.

Ainda este ano, também começam as obras para a ampliação da produção do Trem 1 (Revamp), que proporcionará aumento de carga, melhor escoamento de produtos leves e maior capacidade de processamento de petróleo do Pré-sal. A expectativa de conclusão do Revamp (ampliação) do Trem 1 é no primeiro trimestre de 2025. "Todos esses investimentos vão fazer com que os sonhos dos pernambucanos voltem a estar na ordem do dia", disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Foto: Divulgação/Presidência da República

A governadora do estado, Raquel Lyra, por sua vez, pontuou que a retomada de obras da Refinaria é um ganho para a população pernambucana. "Ver esse sonho de milhares de pernambucanos que viram essa região com efervescência em razão da construção da refinaria, e ver a decadência desses empregos em razão de tudo que aconteceu nos últimos anos, nos coloca de maneira muito clara no dia de hoje, que estamos verdadeiramente vivendo tempos de mudança", destacou.

Com informações da SECOM/Presidência da República