Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Ministério da Saúde amplia envio de antídoto contra intoxicação por metanol e distribui doses a nove estados

Com nova remessa, país já soma 1.125 ampolas de etanol farmacêutico enviadas; lote de outro antídoto, o fomepizol, chega ao Brasil ainda nesta semana.

Há 5 horas — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: Divulgação —

O Ministério da Saúde iniciou nesta terça-feira (7) o envio da segunda remessa de etanol farmacêutico, antídoto usado no tratamento de intoxicações por metanol. A nova distribuição contempla mais quatro estados e eleva o total de ampolas entregues a 1.125, alcançando nove unidades da federação: Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro. O medicamento é armazenado e distribuído em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que garante reposição conforme a demanda local. Outras 60 mil ampolas estão em processo de aquisição.

Além do etanol, o ministério confirmou a compra de 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, produzido por uma empresa japonesa, que também doou mais 100 doses. O total de 2,6 mil unidades deve chegar ao Brasil ainda nesta semana e será distribuído conforme a evolução dos casos em cada estado.

De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, até segunda-feira (6) o país registrava 217 notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas adulteradas. Desses, 17 casos foram confirmados e 200 permanecem sob investigação. Há dois óbitos confirmados em São Paulo e outros 12 em análise incluindo mortes suspeitas em Mato Grosso do Sul, Pernambuco, São Paulo, Paraíba e Ceará.

Também nesta terça (7), a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro lançou um painel público com dados sobre casos suspeitos e confirmados de intoxicação. A plataforma, disponível no site Monitora RJ, permite acompanhar o mapeamento de ocorrências no estado e busca apoiar ações de vigilância sanitária e de segurança pública no combate à falsificação de bebidas.


🌐 Fique informado!
Siga @portalpolitizandobrasil para mais conteúdos.

Talvez você goste