Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Moraes determina apreensão do passaporte diplomático de Collor

Ex-presidente cumpre prisão domiciliar e é proibido de deixar o país

Há 143 dias — Por Repórter Tamandaré

Imagem sem texto alternativo.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (12) a apreensão do passaporte diplomático do ex-presidente Fernando Collor.

Na mesma decisão, o ministro proibiu o ex-presidente de sair do país. Collor cumpre prisão domiciliar em Maceió. As medidas foram determinadas a pedido da Polícia Federal (PF).

No mês passado, Moraes determinou a prisão do ex-presidente para dar início ao cumprimento da pena de 8 anos e 10 meses de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um dos processos da Operação Lava Jato.

Contudo, uma semana depois, Collor ganhou o direito de cumprir a pena em casa após a defesa informar que o ex-presidente, de 75 anos, tem diversas comorbidades, como doença de Parkinson, apneia do sono grave e transtorno afetivo bipolar.

Em 2023, Collor foi condenado pelo STF. Conforme a condenação, o ex-presidente e ex-senador, como antigo dirigente do PTB, foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, e recebeu R$ 20 milhões em vantagens indevidas em contratos da empresa. Segundo a denúncia, os crimes ocorreram entre 2010 e 2014.

Ao determinar a prisão, Moraes entendeu que os recursos da defesa de Collor para derrubar a condenação são protelatórios para evitar a condenação. A decisão também foi confirmada pelo plenário da Corte.

Com informações da Agência Brasil

Talvez você goste

O pré-candidato a deputado estadual Anderson Luiz demonstrou força política ao reunir, nesta terça-feira (1º), a maioria dos vereadores de Caruaru em um almoço comemorativo pelo Dia do Vereador. O evento teve clima de celebração, mas também serviu para consolidar apoios em torno de seu nome e reforçar a sintonia com os projetos do prefeito Rodrigo Pinheiro e da governadora Raquel Lyra. O encontro contou com a presença de parlamentares de diferentes partidos. Do Podemos, presidido por Anderson, participaram Carlinhos da Ceaca, Jorge Quintino, Thiago Macaco e Hugo Leonardo Chaves. Pelo PSDB estiveram o presidente da Câmara, Bruno Lambreta, além de Galego de Lajes e Paulinho Tôrres. Do PSD, marcaram presença Raminho Xavier e João Neto. Já o PP foi representado pela vereadora Aline Nascimento e pelo secretário Renato Lyra, atualmente licenciado do Legislativo. Durante sua fala, Anderson Luiz agradeceu o apoio recebido e destacou a importância da harmonia entre Legislativo e Executivo no desenvolvimento da cidade. “Esse é um momento especial para reconhecer o compromisso de cada vereador com Caruaru. Fico feliz com a confiança na minha pré-candidatura e com o apoio à nossa governadora Raquel Lyra”, afirmou. Ele também elogiou a atuação do prefeito Rodrigo Pinheiro e garantiu continuar “trabalhando com coragem e união pelo futuro de Caruaru e de Pernambuco”. Algumas ausências foram registradas. O vereador Lula Tôrres não compareceu por questões de saúde, enquanto Edmilson do Salgado precisou sair mais cedo, mas também manifestou apoio à pré-candidatura de Anderson Luiz. O ato reforça o espaço político que Anderson vem construindo em Caruaru, evidenciando um palanque coeso e alinhado às principais lideranças do estado, às vésperas do calendário eleitoral de 2026.