
O Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, será palco da 5ª edição da Corrida dos Morros CAIXA, que neste ano ganha formato de festival, unindo esporte, arte e cultura popular. A programação acontece nos dias 22 e 23 de novembro, com expectativa de reunir cerca de 3 mil corredores e ampliar as ações sociais e culturais que marcaram as edições anteriores.
No sábado (22), o evento abre com palestra sobre empreendedorismo, cinema comunitário, apresentações culturais e a largada inclusiva com crianças e jovens do Instituto do Autismo. No domingo (23), será a vez das provas de 8 km (5h30) e 4 km (5h45), além de uma caminhada de 1,6 km. O público será recebido pelo Maracatu Leão da Campina e, em seguida, o sambista Taiguara Borges, morador do próprio Morro, sobe ao palco às 6h30.
Reconhecida pela Lei Municipal nº 19.319, a Corrida dos Morros tem forte dimensão social. Desde a primeira edição, já arrecadou 8,5 toneladas de alimentos e materiais educativos. Neste ano, além da doação de 1 kg de alimento por inscrito, haverá uma campanha de arrecadação de livros para a Biblioteca Amigos da Leitura, no Alto José Bonifácio.
Antes da corrida, a comunidade recebe treinos abertos e uma Oficina de Grafite na Escola Júlio Vicente Alves de Araújo, nos dias 7 e 8 de novembro, com apoio da Secretaria de Inovação Urbana do Recife. Parte das inscrições é gratuita para moradores da região, por meio do Instituto Passo.
Segundo Eriberto Filho, secretário de Esportes do Recife, a iniciativa vai além da competição: “A Corrida dos Morros representa o espírito de integração, de estimular a atividade física e de transformar realidades”.
O evento tem patrocínio da CAIXA – Governo Federal e do Novo Atacarejo, apoio institucional da Prefeitura do Recife, apoio social do Instituto Passo e realização da Prensa Marketing Esportivo. O primeiro lote de inscrições já esgotou, mas ainda há vagas disponíveis no site www.corridadosmorros.com.br.




