
A Prefeitura de Olinda preparou um grande esquema de mobilidade e segurança para o primeiro grande dia de prévias do Carnaval 2025, marcado pelo tradicional Desfile da Pitombeira dos Quatro Cantos, neste domingo (7). A expectativa é que o cortejo reúna entre 15 mil e 20 mil foliões pelas ruas do Sítio Histórico.
Segundo a prefeita Mirella Almeida (PSD), a operação foi antecipada para garantir tranquilidade e organização durante todo o evento. A ação terá a participação integrada da Prefeitura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Ciods, com patrulhamento, monitoramento por câmeras e drones, além de bloqueios de acesso em quatro pontos estratégicos.
Ao todo, serão 40 guardas municipais e 400 policiais militares reforçando a segurança, além de apoio do Corpo de Bombeiros. Já a Secretaria de Mobilidade Urbana atuará em quatro locais de bloqueio entre 14h30 e 22h, com agentes orientando o tráfego e pedestres.
A estrutura montada também inclui serviços de limpeza urbana, iluminação, tapa-buraco e podação, além de 20 banheiros químicos no percurso. Na área de saúde, a rede municipal contará com unidades de referência, ambulâncias de prontidão e apoio nos polos de folia.
Com planejamento integrado e vistoria prévia realizada no trajeto do cortejo, a gestão municipal afirma que a prioridade é oferecer um Carnaval seguro, organizado e acessível, consolidando Olinda como palco de uma das festas mais tradicionais do país.