
O cuidado com a saúde e bem-estar dos animais foi uma das principais prioridades da Prefeitura de Olinda neste ano de 2025. Segundo dados do relatório da Secretaria Executiva de Proteção Animal, foram realizados cerca de 1.561 atendimentos no Centro Veterinário Municipal, que fica localizado no bairro de Jardim Brasil, de janeiro à dezembro deste ano de 2025.
Além dos atendimentos, a gestão reiniciou e intensificou o recolhimento de animais de médio e grande porte encontrados em vias públicas. Foram realizados 120 resgates ao longo do ano. Os animais acolhidos, passaram por banho, alimentação adequada, vacinação, vermifugação e tratamento de ferimentos quando necessário. Posteriormente, foram levados para alojamento mantido por empresa parceira. O serviço de resgate permanece atuando no município, trazendo segurança nas vias e o bem-estar dos animais.
Segundo relatório, foram realizadas ainda mais de 60 visitas técnicas para avaliação e atendimento em casos de maus tratos.
Neste ano, a secretaria intensificou ações de adoção PET. Foram realizados 6 eventos de campanhas e a criação de plataforma de anúncio de animais disponíveis para adoção consciente. Ao todo, pouco mais de 100 animais receberam novos lares.
Fez parte também das ações de cuidados pet e adoção consciente, o projeto promovido pela secretaria: as caravanas educativas, que levaram palestras e ações lúdicas para escolas do município, garantindo que aproximadamente 800 alunos pudessem participar e aprender mais sobre a causa.
A secretária executiva de Proteção Animal, Rosely Chaves, avaliou de forma positiva o trabalho desenvolvido nas escolas, destacando que as palestras têm sido bem recebidas pelas crianças, que participam ativamente, compartilham experiências sobre seus animais e aprendem, de forma didática e afetuosa, sobre cuidados, limites e respeito aos animais.



