
O Governo de Pernambuco está com inscrições abertas, até 31 de agosto, para a seleção da segunda turma da Residência Intersetorial em Primeira Infância. A iniciativa é realizada pela Secretaria da Criança e Juventude (SCJ), em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Escola de Governo de Administração Pública (Egape).
Ao todo, são ofertadas 150 vagas para servidores estaduais e municipais que atuam diretamente com a Primeira Infância, na condição de técnicos ou gestores. Do total, 20% das vagas são destinadas a candidatos que se autodeclararem pretos, oriundos de povos e comunidades tradicionais ou pessoas com deficiência.
Segundo a secretária da Criança e Juventude, Yanne Teles, a iniciativa já mostrou resultados expressivos:
“A primeira formatura da Residência Intersetorial em Primeira Infância já impacta mais de 500 mil crianças de 0 a 6 anos em Pernambuco, a partir dos 101 profissionais formados e dos 53 projetos aplicados nos 45 municípios participantes”, destacou.
📌 Quem pode se inscrever
- Servidores ou empregados públicos da administração estadual ou municipal em Pernambuco;
- Atuação na área da Primeira Infância;
- Graduação nas áreas de ciências humanas, sociais ou saúde, em curso reconhecido pelo MEC.
O curso terá duração de 12 meses (outubro/2025 a setembro/2026), com 740 horas de atividades formativas, incluindo disciplinas em Educação a Distância (EAD), atividades complementares e elaboração de um projeto de intervenção, além de um encontro presencial final para socialização dos trabalhos.
O resultado final será divulgado no dia 22 de setembro, e as aulas começam em 6 de outubro de 2025. O edital está disponível em www.upe.br/editais, e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário: 👉 forms.gle/SbM9oK2zcwxagwBCA.