
Em abril, a PrEPara a Prevenção!, estratégia da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) que visa a ampliação do acesso da população aos serviços de prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST), em especial HIV/Aids, estará disponível em todos os sábados, inclusive no meio do feriadão da Páscoa e de Tiradentes. Além das unidades de referência - os Serviços de Atendimento Especializado (SAE) da Policlínica Lessa de Andrade e da Policlínica Gouveia de Barros -, a iniciativa estará funcionando na Policlínica Clementino Fraga (Vasco da Gama) e na USF+ Guilherme Robalinho (Pina), sob demanda espontânea.
O PrPEPara a Prevenção! é voltado para qualquer recifense em situação de vulnerabilidade para o HIV e que, por isso, demande a profilaxia PrEP - método de prevenção à Aids que consiste na tomada de comprimidos orais, durante um determinado período anterior à relação sexual, reduzindo o risco de se infectar. Vale salientar que a iniciativa também permite o diagnóstico e o tratamento de outras ISTs, uma vez que oferece insumos como preservativos internos e externos e gel íntimo lubrificante, além de testagem rápida, cujo resultado sai em até 20 minutos. Em caso positivo, o usuário é acolhido no próprio SAE ou encaminhado para um serviço de referência para dar seguimento ao tratamento adequado.
“É importante que todas as pessoas sexualmente ativas procurem manter uma rotina regular de testagens, bem como o uso de preservativos, mesmo quem já utiliza a PrEP. Vale salientar que as camisinhas continuam sendo uma das maneiras mais eficazes de evitar o HIV e outras ISTs, interrompendo o ciclo de transmissão e reforçando o cuidado”, afirma o coordenador do Setor da Política de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Recife, Airles Ribeiro. O acesso é por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento prévio. Para participar, basta ser residente do Recife, maior de 14 anos para a testagem ou 16 anos para o uso da PrEP.
Dias úteis - De segunda a sexta-feira, o PrEP também está disponível no SAE da Policlínica Lessa de Andrade e no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, das 8h às 16h. O acolhimento e o atendimento são realizados por uma equipe multiprofissional, composta por enfermagem, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais.
Confira a programação completa de abril abaixo:
05/04 - SAE Lessa de Andrade: Estr. dos Remédios, 2416 – Madalena (8h às 17h)
12/04 - Policlínica Clementino Fraga: R. Japaratuba, 260 - Vasco da Gama (8h às 17h)
19/04 - SAE Gouveia de Barros (temporariamente funcionando da Policlínica Waldemar de Oliveira): Rua do Pombal, 115 - Santo Amaro (8h às 16h)
26/04 - USF+ Guilherme Robalinho: R. do Patrocínio, 264 – Pina (8h às 17h)