Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

Prefeitura do Recife nomeia concursados para reforçar Saúde

Ação vai possibilitar a expansão da cobertura das equipes de Saúde da Família. Desde 2021, já são mais de 2,5 mil profissionais de saúde aprovados em concursos contratados pela gestão municipal

Há 74 dias — Por Pedraugusto Rodrigues

Prefeitura do Recife nomeia concursado para reforçar saúde do município
Entre os profissionais nomeados, estão médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal— Foto: Rodolfo Loepert/ PCR

Na manhã desta quinta-feira (14), o Prefeito do Recife, João Campos, assinou a nomeação de 357 profissionais aprovados em concurso público para fortalecer a rede de saúde do município. Com isso, a gestão avança com o projeto de expansão da Atenção Básica, proporcionando uma maior cobertura das equipes de Saúde da Família. Desde 2021, mais de 2.500 aprovados em concursos foram nomeados para atuar nas unidades da capital. A portaria com as nomeações será publicada ainda hoje em edição extra do Diário Oficial do Município.

“A gente começa esta quinta-feira com uma boa notícia para a Saúde do nosso Recife. Vamos nomear, agora, 357 profissionais de saúde, principalmente para a Atenção Básica. Aqui, a gente está falando de dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos. Enfim, toda a estrutura necessária para fazer o funcionamento da Saúde e, principalmente, o reforço da Atenção Básica. E, com esse ato aqui assinado, a gente chega a 2.500 novos profissionais nomeados e vamos poder chegar, em um período de menos de 12 meses, a 73% de cobertura da Atenção Básica, aumentando em 10% o alcance da estratégia e, lógico, já com perspectiva de novos crescimentos”, destacou o Prefeito João Campos durante a assinatura da portaria.

Entre os profissionais nomeados, estão médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal, entre outros. Eles tomam posse em 20 dias e, posteriormente, têm prazo de mais 15 dias para o efetivo exercício em seus postos de trabalho, distribuídos nos oito Distritos Sanitários do Recife.

“Estamos priorizando, neste momento, a Atenção Básica, porque ela é a principal porta de entrada e o eixo ordenador do Sistema Único de Saúde. Já saímos, em 2023, de 59% para 63% do território do Recife com cobertura de saúde da família. Com esses novos profissionais, chegaremos, já no início de 2024, a 73% de cobertura. Em um ano, projetamos dar acesso a qualquer recifense da capital que precise de um serviço da Atenção Básica. Lembramos ainda que, somado a isso, implantamos um novo modelo de gestão, com contratações de gestores para a rede de saúde, e também as gratificações por desempenho, visando uma melhor qualidade do nosso cuidado”, explica a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.