
Uma pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (22) mostra que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), lidera com folga a corrida pelo governo de Pernambuco em 2026. O levantamento aponta Campos com 55% das intenções de voto, contra 24% da atual governadora Raquel Lyra (PSD). Com esse resultado, o socialista venceria no primeiro turno.
Na sequência aparecem o ex-ministro do Turismo de Bolsonaro, Gilson Machado (PL), com 6%, e o vereador recifense Eduardo Moura (Novo), com 4%. Votos brancos e nulos somaram 7%, enquanto 4% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar. A distância entre Campos e Raquel, que era de 28 pontos em fevereiro, agora subiu para 31.
O levantamento foi feito entre 13 e 17 de agosto, antes da instalação da CPI da Publicidade e da crise envolvendo um assessor do governo estadual na Alepe. Nesse período, João Campos participou de eventos ao lado do presidente Lula em Goiana e no Recife, enquanto Raquel Lyra não esteve presente. O mesmo estudo também mostrou que Lula tem 62% de aprovação entre os pernambucanos.
Foram ouvidos 1.104 eleitores com 16 anos ou mais, com margem de erro de três pontos percentuais e 95% de confiança. Campos lidera em todos os segmentos pesquisados independentemente de idade ou escolaridade consolidando-se como favorito para a disputa estadual.