Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Recife avança em PPP de R$ 300 milhões para revitalizar o centro e incentivar moradia

Parceria Público-Privada integra o Programa Morar no Centro e prevê habitação, requalificação urbana e valorização do patrimônio histórico nas avenidas Guararapes e Dantas Barreto.

Há 12 horas — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: Edson Holanda—

A Prefeitura do Recife deu mais um passo para revitalizar o centro da cidade e estimular a moradia na área central. O Programa Morar no Centro ganhou reforço com a formulação de uma Parceria Público-Privada (PPP) voltada para o redesenho urbano e requalificação de áreas próximas às avenidas Guararapes e Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio. O contrato, que terá prazo de 30 anos, prevê investimentos superiores a R$ 300 milhões.

O projeto está em fase de consulta pública, aberta até a próxima terça-feira (4), com todo o material disponível no portal Recife Parcerias (https://parcerias.recife.pe.gov.br
). A iniciativa garante transparência e participação social na elaboração da PPP, que teve ainda audiência pública realizada nesta quarta (29), reunindo cerca de 70 pessoas para debater e tirar dúvidas sobre a proposta.

Após o processo de escuta e a formatação técnica do projeto, a Prefeitura do Recife encaminhará o material ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com o retorno do órgão, o município lançará licitação para aquisição de 14 edificações na área 12 delas destinadas à moradia, resultando em 873 novas unidades habitacionais. A renda obtida será aplicada na requalificação de mais de 140 mil metros quadrados de espaços públicos, promovendo melhorias na mobilidade e segurança.

Com a estruturação da PPP, será possível avançar em ações de manutenção, modernização e conservação urbana, abrangendo a Ilha de Antônio Vaz e todo o entorno das avenidas citadas. O projeto resgata o conceito de uso misto comércio e moradia que marcou o desenvolvimento da região nas décadas de 1930 e 1940, estimulando o fluxo de pessoas e o fortalecimento da economia local.

Além da requalificação urbanística e paisagística, a PPP trará valorização do patrimônio cultural, inclusão social e dinamização econômica. O objetivo é devolver ao centro do Recife seu papel histórico como espaço de convivência, trabalho e moradia, reforçando a identidade da cidade e proporcionando mais qualidade de vida e segurança para moradores e visitantes.

Talvez você goste