Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Recife celebra formatura da terceira turma do Embarque Digital

Programa municipal de formação em TI forma mais 177 estudantes e reforça inclusão social, geração de empregos e acesso à tecnologia

Há 2 dias — Por Repórter Tamandaré

Imagem sem texto alternativo.
Foto: Vanessa Alcântara / Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife celebrou, nesta terça-feira (22), mais um marco na formação de jovens talentos da tecnologia com a formatura da terceira turma do Programa Embarque Digital, referente ao semestre de 2022.2. A solenidade foi realizada no auditório do Recife Expo Center, no bairro de São José, e contou com a participação de 177 formandos e convidados institucionais, entre representantes da gestão municipal, do Porto Digital e de instituições de ensino.

“O dia de hoje é muito importante para todos os alunos que estão se formando. Essa decisão que o Recife fez de formar gente, principalmente da periferia da cidade, de quem estudou em escola pública, de dar oportunidade para todos e todas, de ter uma média de participação feminina muito maior do que em outros cursos, uma maioria de pretos e pardos. Isso é um direito de construção de uma cidade que seja mais justa, mais igual, mais fraterna, que tenha mais oportunidade para a população. Então, eu fico verdadeiramente feliz e emocionado de saber que vocês fizeram parte de um programa que dá oportunidade a quem merece. Muito obrigado e parabéns aos mais novos formandos do Recife”, afirmou o prefeito João Campos.

O evento integra o ciclo de encerramento das primeiras turmas embarcadas, consolidando o Embarque Digital como uma das mais importantes iniciativas da cidade voltadas à formação de capital humano especializado em Tecnologia da Informação (TI), fruto da parceria entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital.

A turma 2022.2 conta com 27,1% de concluintes do sexo feminino, o que evidencia avanços, mas também ressalta a importância da continuidade de políticas afirmativas voltadas à equidade de gênero no setor tecnológico. Outro dado de destaque foi o índice de empregabilidade: ao final do ciclo, 48,6% dos estudantes já estavam inseridos no mercado de trabalho, comprovando o potencial do programa para promover oportunidades concretas e impulsionar o desenvolvimento econômico local.

Marcela Christine, 23 anos, se formou no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ela contou da alegria em ser a primeira mulher da família a se formar. “Estou muito feliz de estar aqui hoje. O Embarque Digital foi um divisor de águas para mim e mudou a minha vida. Me formar em tecnologia sempre foi um sonho e realizar isso hoje é incrível — principalmente por ser a primeira mulher da minha família a se formar”, disse ela.

“Quando a gente começou a pensar em formar gente para tecnologia no Recife, entendemos que não dava para deixar a periferia de fora. Foi aí que nasceu o Embarque Digital, um programa que conecta juventude periférica com educação e oportunidade. Começamos com 200 alunos em 2021, hoje são 600 por ano. 69% são pretos ou pardos, 36% são mulheres, mais da metade não tinha nem internet em casa. Mas estão lá, aprendendo, crescendo, mudando o futuro. A felicidade é gigantesca por ver mais uma turma se formar”, contou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

“O programa Embarque Digital é extremamente importante para nossa cidade. O Recife é um polo de tecnologia, referência de inovação na América Latina, não só no Brasil. E o Embarque Digital é isso: é o que a Prefeitura estende, reconhecendo esse potencial da cidade, e mais do que isso, reconhecendo esse potencial em vocês, jovens. Que hoje vocês aproveitem, porque é dia de celebrar muito essa jornada que, com certeza, não começa aqui — mas também não se encerra aqui”, destacou Cecília Cruz, secretária de Educação do Recife.

Com essa terceira formatura, o Embarque Digital segue se consolidando como uma referência nacional em formação tecnológica com impacto social, reafirmando o Recife como uma cidade que olha para o futuro com inovação, inclusão e educação de qualidade.

Talvez você goste