Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

Recife firma parceria com Unicef focando primeira infância

Um termo de adesão para o segundo ciclo da estratégia Unidade Amiga da Primeira Infância foi assinado nesta quarta-feira. O foco é na promoção de políticas de educação e saúde para crianças de até 6 anos

Há 32 dias — Por Portal Tamandaré Web

Na tarde desta quarta-feira (24), no edifício-sede da PCR, foi assinado um Termo de Adesão entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria-Executiva de Primeira Infância do Recife, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o objetivo de promover uma parceria para a implantação do segundo ciclo da estratégia Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI). A medida amplia as políticas públicas da cidade voltadas para os pequenos cidadãos e tem foco intersetorial, sobretudo nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

A Primeira Infância está entre as prioridades da atual gestão municipal do Recife. Na tarde desta quarta-feira (24), no edifício-sede da PCR, foi assinado um Termo de Adesão entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria-Executiva de Primeira Infância do Recife, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o objetivo de promover uma parceria para a implantação do segundo ciclo da estratégia Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI). A medida amplia as políticas públicas da cidade voltadas para os pequenos cidadãos e tem foco intersetorial, sobretudo nas áreas de educação, saúde e assistência social.

De acordo com o prefeito João Campos, investir na Primeira Infância é uma das estratégias mais efetivas para quebrar o ciclo intergeracional da pobreza e reduzir as desigualdades. "A agenda da Primeira Infância é prioridade nossa, é uma agenda transversal, e por isso é mais difícil e dá mais trabalho. Então, o trabalho permanente é importante. As secretarias de educação, saúde e assistência social estão com trabalhos em franca expansão. A maior expansão dos últimos 20 anos da cobertura da Saúde da Família a gente está fazendo agora; além disso, a maior expansão de rede de creches a gente está fazendo agora; e na área da assistência social, expandimos e reformamos as casas de acolhimento, expandimos e reformamos os CRAS e aumentamos os centros popinhos", resumiu João Campos em referência a conquistas da Prefeitura do Recife que são realizadas com apoios e parcerias tais como a com o UNICEF.

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

A chefe do escritório do UNICEF no Recife, Verônica Bezerra, chamou a atenção para a importância de integrar saúde e educação como está previsto na estratégia Unidade Amiga da Primeira Infância. "O UNICEF está completando 75 anos no Brasil e a sua história se entrecruza com a história do Recife em muitos eixos, a exemplo da educação, saúde e também no foco especialíssimo na Primeira Infância. Nós fizemos um estudo sobre o COMPAZ que seguiu para os escritórios do UNICEF em Nova Iorque e no Panamá e as equipes se interessaram muito por esse trabalho", disse ela.

A estratégia Unidade Amiga da Primeira Infância é voltada à qualificação dos serviços públicos de saúde e de educação infantil e a proposta é de contribuir para os resultados das políticas municipais para a Primeira Infância. A UAPI busca apoiar a qualificação da política pública e serviços oferecidos a crianças na primeira infância e suas famílias, e agora, chega ao segundo ciclo. A iniciativa visa capacitar, monitorar, acompanhar e certificar a melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias para melhor desenvolvimento das crianças de até seis anos de idade atendidas em unidades de saúde e de ensino infantil da rede municipal.

Também participaram do encontro: Fred Amâncio, secretário de Educação do Recife; Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude, Política sobre Drogas no Recife; Juliana Vergetti, oficial de Saúde e Desenvolvimento Infantil do UNICEF; Júlia Kacowicz, oficial de Comunicação do UNICEF; Josicleide Moraes, da ASSERTE (parceiro implantador do UNICEF), especialista em Mobilização e Articulação de Projetos.