Neste sábado (28/09), comemora-se o Dia Mundial Contra a Raiva Animal, e a Prefeitura do Recife, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde do Recife, irá realizar uma manhã inteira com ações educativas para conscientizar a população sobre as consequências da doença, além de disponibilizar vacinação para cães e gatos, sem necessidade de agendamento. As ações acontecerão na Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista, com a expectativa de imunizar 600 animais, e marcando o início da mobilização para o Dia D, que acontecerá em 9 de novembro, com 300 postos distribuídos por todo o município.
O evento deste sábado será realizado das 8h às 12h e, na ocasião, a população receberá orientações sobre a importância da vacinação dos pets contra a raiva animal, zoonose causada pelo Lyssavirus, vírus que infecta cães e gatos e pode ser transmitido para os seres humanos de forma letal. Haverá paródias, cartazes, rodas de conversa e até espaço instagramável para registrar o momento com os animais de estimação. Todas as atividades serão realizadas por uma equipe multidisciplinar de prontidão, formada por quatro veterinários, 20 agentes de saúde ambiental e controle de endemias, dois sanitaristas e dois biólogos.
Além do dia 28/9, a pré-campanha se estenderá por mais 51 postos nos finais de semana de 12/10 e 13/10; 19/10 e 20/10, 26/ e 27/10 e 02/11 e 03/11, contemplando todos os distritos sanitários da cidade. Ao todo, serão seis postos volantes por dia (confira a lista clicando aqui: https://bit.ly/postosvacinacao_antirrabica), que funcionarão das 8h às 17h, também oferecendo a antirrábica sem agendamento e com ações educativas.
“O controle da raiva animal é importante para a saúde pública, pois a letalidade ocorre em quase 100% dos casos. Além de manter os cães e gatos saudáveis, a vacinação é o único modo eficaz para conter a circulação do vírus rábico no meio urbano, evitando a transmissão para as pessoas. Por isso, é fundamental que animais domésticos sejam imunizados já a partir dos quatro meses de vida, uma vez por ano”, afirma a gerente da Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife, Vânia Nunes, salientando que os que receberam a antirrábica nos últimos 12 meses já estão protegidos e não precisam de nova dose neste momento.
ALÉM DA CAMPANHA - Para quem não puder levar o pet durante a pré-campanha e o Dia D, a Secretaria de Saúde do Recife disponibiliza, por meio do Conecta Recife (app ou site), o agendamento para vacinação antirrábica em cães e gatos, o ano inteiro, no Centro de Vigilância Ambiental (CVA). O local fica na Av. Antônio da Costa Azevedo, 1135, Peixinhos, e funciona nas quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h.