Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

"Recife que Amamos" é tema do Viva a Guararapes deste domingo (24)

Comemoração aos 487 anos de aniversário da cidade será festejado com a diversidade musical característica local, com apresentação de blocos líricos, djs, brincadeiras e desafios nos polos infantis e esportivos

Há 120 dias — Por Portal Tamandaré Web

A próxima produção do Viva a Guararapes deste domingo (24) será em ritmo de festa. Esta edição de março terá o título de "Recife que Amamos", em comemoração ao aniversário de 487 anos da cidade. Entre as atrações estão apresentações da Festa Odara Ôdesce, as DJs Alana Marques e Lala K, o Boi Mimoso e um cortejo do Bloco Lírico Cordas e Retalhos. O Viva a Guararapes é um evento gratuito com atividades esportivas, culturais, economia criativa e de lazer, organizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, Programa Recentro, e nesta edição com o apoio da da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR).
Foto: Divulgação

A próxima produção do Viva a Guararapes deste domingo (24) será em ritmo de festa. Esta edição de março terá o título de "Recife que Amamos", em comemoração ao aniversário de 487 anos da cidade. Entre as atrações estão apresentações da Festa Odara Ôdesce, as DJs Alana Marques e Lala K, o Boi Mimoso e um cortejo do Bloco Lírico Cordas e Retalhos. O Viva a Guararapes é um evento gratuito com atividades esportivas, culturais, economia criativa e de lazer, organizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, Programa Recentro, e nesta edição com o apoio da da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR).

O Polo Artístico e Cultural contará com aula de fitdance, show Divas com a Orquestra 100% Mulheres, Drag Rouge, Cortejo Boi Mimoso, Orquestra Backstage e encerrando o dia haverá o Cortejo do Bloco Lírico Cordas e Retalhos, que sairá da Avenida Guararapes, levando o público até a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, onde terá o "Música nas Igrejas", com concerto de Páscoa com a orquestra Bravo, às 16h.

No Polo Esportivo haverá basquete e vôlei de rua, futebol de barrinha e patinação. No Polo Infantil as crianças poderão se divertir no futebol de sabão, arena de cotonete, escorregador, banho de espuma, escalada inflável, touro mecânico, totó radical e slide radical. O Polo PET oferecerá consultas para cães e gatos, haverá animais para adoção responsável, pré-agendamento de castração, recebimento de denúncias de maus-tratos.

No Polo de Agricultura Urbana serão trocadas mudas de plantas por plástico tipo 2, a Agroecológica CEFOMP estará participando com Remédios Fitoterápicos e a Mandacaru e Cia, plantas ornamentais. A Manga Rosa Agroecologia Urbana apresentará produtos agroecológicos, enquanto que os alunos do bachalerado de Agroecologia da UFRPE, exporão biojoias, ervas e farinhas; a ONG Chié que Entra, estará com biofertilizantes. O Polo Meio Ambiente terá ações de educação ambiental, oficina de produção de mudas e doação de mudas ornamentais recuperadas pelo Jardim Botânico.

No Polo Sebo estarão as Feirinhas do Vinil e do Sebo e a festa será comandada pelas DJs Alana Marques, Lala K e a festa será da Odara Ôdesce. No Polo Gastronômico poderão ser apreciados pipoca doce e salgada, acarajé, tapioca, salgados de festa no copo, pastel de feira, caldinho e cerveja artesanal (Babylon).

O Polo Economia Criativa trará a Feira Bora Bora. No Polo Serviços serão oferecidos vacinação contra a Covid e atualização da caderneta, realização de testagem HIV, sífilis, hepatites virais, distribuição de preservativos, combate as arboviroses com distribuição de hipoclorito, checagem de IMC e aferição de pressão arterial. E ainda serviços da Neoenergia e da Delegacia Móvel com emissão de RG.

A Uninassau mais uma vez estará com o Bike sem Barreiras, disponibilizando gratuitamente, bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência visual, física, mental, múltipla ou mobilidade reduzida. Três tipos de equipamentos serão oferecidos ao público: HandBike, triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos; Bike Dupla, pedalada por um monitor e uma pessoa com deficiência visual; e The Duet, que carrega uma pessoa com deficiência múltipla ou tetraplégica de até 120kg.

ESTACIONAMENTO - O estacionamento da Prefeitura do Recife estará aberto para a população com serviço de Van da Prefeitura até o Viva a Guararapes. Outra opção são as vagas para estacionamentos gratuitos de veículos em endereços vizinhos à Avenida Guararapes: ruas do Sol, Cleto Campelo, do Imperador, Ulhôa Cintra, Ubaldo Gomes de Matos e da Palma.

Serviço: Viva a Guararapes

Data: Domingo(24)

Hora: 10h às 15h

Local: Aveninda Guararapes - bairro de Sto Antônio - Centro

Programação Viva a Guararapes

Ciclofaixa Móvel: 07h às 16h

Serviço de Van (Prefeitura/Praça do Diário/ Av. Rio Branco): 10h às 19h

Olha Recife de Bike - Recife Inglês.

No domingo os participantes poderão pedalar por pontos da cidade de influência inglesa, desde o Banco que foi instalado no Recife onde é a atual Caixa Cultural as estruturas de ferro inglês que foram colocadas em diversas casas do século XIX.

Saída às 09h da Praça do Arsenal

Olha Recfe a pé: Recife na Ditadura

No dia internacional dos direitos humanos o Olha!Recife levará os participantes a conhecer os pontos marcantes da cidade durante o período da ditadura militar de 1964.

Saída às 09h da Praça do Arsenal

CATE – Centro de Atendimento de Turismo ao Evento: 10h às 15h

Bike Sem Barreiras: 10h às 14h

Ações UNINASSAU:

Manhã:

Aferição de pressão;

Tipagem sanguínea;

Limpeza de sobrancelhas e orientação de uso do protetor solar.

Tarde:

Ventosa terapia;

Tipagem sanguínea;

Orientação nutricional;

Orientações com os cuidados com a pele e a exposição ao sol.

POLO INFANTIL - das 10h às 15h:

Escorregador

Arena baby kids

Banho de espuma

Futebol de sabão

Escalada inflável

Touro mecânico

Equipe de recreação com oficina de pintura e balão

Totó radical

Arena de cotonetes

Slide radical

POLO ESPORTIVO - das 10h às 15h:

Basquete de Rua

Vôlei de Rua

Futebol de Barrinha

Patinação

POLO SERVIÇOS

Espaço Saúde: 10h às 15h

Vacinação Covid e atualização da caderneta;

Realização de testagem de HIV, Sífilis e hepatites virais;

Distribuição de preservativos;

Combate as arboviroses e distribuição de hipoclorito;

Academia da Cidade com checagem de IMC e aferição de Pressão Arterial;

Neoenergia: 10h às 15h

Delegacia Móvel: 10h às 15h

Emissão de RG

POLO PET

Consultas para cães e gatos

Adoção de cães e gatos

Pré-agendamento de castração

Recebimento de denúncia de maus-tratos

POLO MEIO AMBIENTE

oficina de produção de mudas

doação de mudas ornamentais recuperadas/recondicionadas pelo Jardim Botânico

ações de educação ambiental

POLO AGRICULTURA URBANA

Troca de mudas por plástico tipo 2 e Máquina da Agroecologia.

Alunos do Bacharelado de Agroecologia da UFRPE - Produtos diversos da Agroecologia( biojoias, ervas e farinhas da Bahia).

Chié do Entra- (Biofertilizante e produtos do Coletivo Chié do Entra).

Caps Livremente- Repelente Natural produzidos no CAPS.

CEFOMP- Remédios fitoterápicos.

Mandacaru E cia- Plantas Ornamentais e Jardins.

Quitanda agroecológica- Produtos e Alimentos Agroecológicos.

POLO GEEK

Feira Geek: 10h às 15h

POLO SEBO

Feirinha de Vinil: Praça do Sebo - 10h às 15h

Feirinha do Sebo: Praça do Sebo - 10h às 15h

Festa Odara - 10h às 15h

POLO CULTURAL E ARTÍSTICO

10:00 - 15:00 - Mestre de Cerimônias - Sayuri

10:00 - 11:00 - Aula de Dança - Fit Dance

11:00 - 12:00 - Orquestra 100% Mulheres - Show Divas

12:00 - 12:20 - intervalo

12:20 - 13:20 - Drag Rouge

13:20 - 13:40 - Cortejo Boi Mimoso

13:40 - 14:40 - Orquestra Backstage

14:40 - 15:00 - Cortejo Bloco Cordas e Retalhos até a Basílica do Carmo

POLO GASTRONÔMICO

Alimentação - Prodart: 10h às 15h

Cervejaria Babylon - Paulo

Caldinho - Rosineide de Melo Salgados de Forno - Florêncios Doces e Salgados

Doces e Pipoca gourmet

Doce Sertão

Tapioca

Acarajé

Salgados de festa no copo -

Pastel de Feira

POLO ECONOMIA CRIATIVA - 10h às 15h

Feira Bora Bora