
Santa Cruz do Capibaribe deu um passo histórico nesta sexta-feira (7) com a assinatura da ordem de serviço para a construção do campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O ato contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do prefeito Helinho Aragão, do vice-prefeito Flávio Pontes, do deputado federal Felipe Carreras e do reitor do IFPE, José Carlos de Sá Júnior.
A chegada do Instituto Federal é considerada uma das maiores conquistas da história da cidade, representando um marco de transformação social e educacional. O novo campus ampliará o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, oferecendo ensino técnico e superior a jovens de Santa Cruz e de todo o Polo de Confecções do Agreste.
A conquista é resultado de uma articulação iniciada em dezembro de 2023, quando o então prefeito Fábio Aragão e o deputado Felipe Carreras apresentaram o pleito ao ministro da Educação. Em março de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou oficialmente a instalação do campus no município, dentro do maior programa de expansão da educação federal no país.
Com o terreno garantido e a licitação concluída, a empresa BWS Construções Ltda CE foi escolhida para executar a obra. O projeto segue um modelo construtivo inovador, que prioriza rapidez e eficiência. A expectativa é de que as obras comecem nos próximos dias, marcando uma nova etapa para o futuro da cidade.
A concretização desse sonho é fruto de um trabalho conjunto entre o prefeito Helinho Aragão, o deputado Felipe Carreras, o vice-prefeito Flávio Pontes, o ex-prefeito Fábio Aragão, o deputado estadual Diogo Moraes, o ex-prefeito e ex-deputado federal José Augusto Maia e vereadores da cidade união que coloca Santa Cruz do Capibaribe em um novo patamar de desenvolvimento.



