
A Comissão de Educação e Cultura do Senado (CE), presidida pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), realiza nesta semana duas audiências públicas para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE), que vai orientar as políticas educacionais do Brasil pelos próximos dez anos.
A primeira audiência, marcada para terça-feira (19), contará com representantes de instituições de ensino e pesquisa, incluindo as presidentas da CAPES, Denise Pires de Carvalho, e da Fundaj, Márcia Angela da Silva Aguiar; além de Dalila Andrade Oliveira (CNPq) e Julieta Palmeira (FINEP).
Já na quarta-feira (20), será a vez de ouvir os movimentos estudantis e coalizões de defesa da educação. Entre os confirmados estão Hugo Silva (UBES), Vinicius Soares (ANPG) e Andressa Pellanda (Campanha Nacional pelo Direito à Educação).
Os debates começam às 10h, com transmissão ao vivo. O público poderá participar enviando perguntas e comentários pelo 0800 061 2211, pelo Portal e-Cidadania ou pelo chat da transmissão. Quem acompanhar ainda poderá solicitar declaração de participação, válida como hora complementar em cursos universitários.
Segundo Teresa Leitão, o momento é estratégico: “Estamos ouvindo quem vive a educação todos os dias, os setores que integram a comunidade escolar. Essas escutas são muito importantes. Afinal, o novo PNE vai definir os rumos da educação brasileira nos próximos dez anos”.