Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

Conteúdo patrocinadoVitória das Alegorias
O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Toffoli retira sigilo de depoimentos em inquérito sobre fraudes no Banco Master

Decisão do STF libera oitivas de banqueiro, ex-presidente do BRB e diretor do Banco Central

Há 22 dias — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: ROSINEI COUTINHO/STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta quinta-feira, dia 29, retirar o sigilo dos depoimentos do banqueiro Daniel Vorcaro e do ex-presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, no inquérito que investiga fraudes no Banco Master. As oitivas foram realizadas em 30 de dezembro do ano passado pela Polícia Federal e pela Procuradoria-Geral da República.


A decisão foi tomada após o Banco Central solicitar acesso ao depoimento de Ailton de Aquino Santos, diretor de Fiscalização da autarquia, que também foi ouvido no inquérito. Com a retirada do sigilo, os registros passam a ser acessíveis às instituições envolvidas na apuração.


Em dezembro do ano passado, Toffoli determinou que a investigação tivesse andamento no Supremo, e não na Justiça Federal em Brasília, em razão da citação de um deputado federal nos autos. Parlamentares possuem foro por prerrogativa de função no STF.


As apurações ganharam força com a Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal em novembro de 2025, para investigar a concessão de créditos falsos pelo Banco Master. As investigações também analisam a tentativa de compra da instituição pelo Banco de Brasília, banco público ligado ao governo do Distrito Federal, e apontam que as fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões.


Talvez você goste