
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove, de 10 a 13 de novembro, a 3ª edição da Jornada Alepe Antirracista, iniciativa que consolida o compromisso do Legislativo estadual com a promoção da igualdade racial. O evento será realizado no auditório Sérgio Guerra, na sede da Alepe, das 8h às 11h30, com entrada gratuita.
A programação inclui palestras, debates, apresentações culturais e o lançamento de um curso EAD sobre a nova legislação que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas. O curso é fruto de uma parceria entre a Alepe e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e representa um avanço na difusão da educação antirracista.
Para o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), a Alepe se coloca “na linha de frente da luta antirracista, com políticas que promovem reflexão e transformações reais”. Ele destacou o trabalho da Frente Parlamentar de Combate ao Racismo e a aprovação da Política Antirracista Permanente, que torna Pernambuco pioneiro entre os legislativos estaduais.
O superintendente-geral da Alepe, Aldemar Santos, ressaltou que a reformulação do curso em parceria com o TJPE “é um passo essencial para levar o enfrentamento ao racismo para dentro das escolas e formar cidadãos mais conscientes”. Já o primeiro-secretário da Casa, deputado Francismar Pontes (PSB), afirmou que “a Jornada é mais do que um evento é um chamado à ação”.
Encerrando as atividades, no dia 13 de novembro (quinta-feira), haverá uma sessão solene para entrega da Medalha Marta Almeida, em homenagem à educadora e militante do Movimento Negro Unificado, falecida em 2023. A comenda será entregue a personalidades que se destacam na luta pela igualdade racial.



