
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), recebeu nesta quarta-feira (5), na sede do Comando Militar do Nordeste (CMNE), o Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro. A homenagem foi entregue pelo General de Exército Maurilio Miranda Netto Ribeiro, comandante Militar do Nordeste, em reconhecimento aos serviços prestados pelo parlamentar à instituição por meio de sua atuação à frente do Legislativo estadual.
Durante a cerimônia, o General Maurilio destacou a importância da parceria entre o Exército e a Alepe, ressaltando o papel da Casa na defesa de projetos estratégicos para Pernambuco, como a implantação da Escola de Sargentos do Exército. “O Comando Militar do Nordeste está em festa porque recebe o presidente de uma instituição que tem um papel muito relevante para este pujante estado. Ao longo dos anos, a Assembleia estabeleceu inúmeras parcerias exitosas com o Exército Brasileiro”, afirmou o comandante.
Álvaro Porto agradeceu a honraria e destacou que o reconhecimento é coletivo, representando também os demais 48 parlamentares da Alepe. “Cada deputado tem contribuído, à sua maneira, com as causas relevantes do Exército. A mobilização em favor da Escola de Sargentos é o exemplo mais evidente desse compromisso”, afirmou o presidente, lembrando que, em 2023, foi criada uma Frente Parlamentar para tratar da implantação do projeto.
O deputado ressaltou ainda a relevância econômica e social da Escola de Sargentos, que deve gerar cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos durante a construção e movimentar R$ 2 bilhões em investimentos. Além de consolidar Pernambuco como um polo de formação militar, a unidade atenderá cerca de 2.200 alunos, centralizando cursos que hoje acontecem em 16 diferentes guarnições pelo país.
Nos últimos anos, Álvaro Porto tem fortalecido as relações institucionais entre a Alepe e o CMNE. Sob sua gestão, a Casa aprovou proposições para conceder o Título de Cidadão Pernambucano ao comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e a Medalha Joaquim Nabuco ao ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, além de homenagear o CMNE com a Medalha do Bicentenário da Confederação do Equador. Durante o evento, Porto também manifestou gratidão ao General Maurilio, que deixará o comando do Nordeste para assumir o cargo de Comandante Logístico em Brasília, destacando seu “espírito agregador e patriótico”.



