Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

Conteúdo patrocinado
Recife é pra FicarVem para o melhor São João da Zona da Mata!

Brasil registra menor taxa de analfabetismo da história, afirma Ministério da Educação

Dados da Pnad Educação 2025 apontam que o índice caiu para 4,9% da população com 15 anos ou mais

Agora — Por Repórter Tamandaré

Imagem sem texto alternativo.
Foto: Google

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, anunciou que o Brasil alcançou a menor taxa de analfabetismo já registrada entre a população com 15 anos ou mais. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Educação 2025, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui atualmente 8,4 milhões de pessoas não alfabetizadas nessa faixa etária, o equivalente a 4,9% da população.

Segundo o ministro, o resultado representa um marco histórico para a educação brasileira. Com base em parâmetros da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o índice indica que o analfabetismo deixou de ser considerado um problema estrutural no país. O anúncio foi feito durante evento realizado em Fortaleza, ao lado do senador e ex-ministro da Educação Camilo Santana e do governador do Ceará, Elmano de Freitas.

O Ministério da Educação atribui o avanço às políticas de fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que registrou aumento nas matrículas desde 2023, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. De acordo com a pasta, somente no último ano houve acréscimo de cerca de 40 mil matrículas em comparação aos períodos anteriores.

Além da redução do analfabetismo, o ministro destacou melhorias em outros indicadores educacionais. Segundo os dados apresentados, houve queda de 61% no abandono escolar, redução de 62% na reprovação e diminuição de 28% na distorção idade-série. O governo federal também atribui os resultados a iniciativas como a expansão das escolas em tempo integral, o programa Escolas Conectadas, o aumento dos recursos do Fundeb e o programa Pé-de-Meia, voltado ao incentivo da permanência de estudantes do ensino médio na escola.


Com informações da Agência Brasil

Talvez você goste