
Com quase 200 participantes, Camaragibe abriu nesta quinta-feira (21) a II Conferência Municipal dos Direitos Humanos, tornando-se o primeiro município de Pernambuco a realizar o encontro. O evento tem como objetivo eleger 15 delegados que representarão a cidade nas etapas estadual e nacional, marcada para dezembro, em Brasília.
Representando o prefeito Diego Cabral, a vice-prefeita Comandante Débora destacou o compromisso da gestão em fortalecer políticas públicas em um espaço democrático de escuta e participação. Já o secretário de Assistência Social, Marcos Leite, lembrou que apenas quatro municípios pernambucanos haviam demonstrado interesse em sediar conferências — e, até agora, apenas Camaragibe concretizou a iniciativa, reforçando o compromisso local com os direitos humanos.
Com o tema nacional “Por um sistema nacional de direitos humanos”, os debates foram organizados em cinco eixos: enfrentamento às violações, democracia e participação popular, igualdade e justiça social, justiça climática e meio ambiente, além da proteção internacional dos direitos humanos. Para Cláudio Pinho, do Conselho Estadual, a conferência representa um passo fundamental diante das violações recorrentes no país.