A Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas operativas (Polícias Militar, Civil e Científica, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar) realizaram na manhã desta terça-feira (09), uma inspeção por todo o percurso do desfile do bloco carnavalesco, Galo da Madrugada. Durante a vistoria, representantes dos Órgãos Operativos da SDS, da concessionária de energia, além de representantes de empresas de telefonia móveis e de TVs a cabo, acompanharam os 6 km do trajeto do bloco e analisaram postes, fiações, entulho e outros fatores que possam oferecer riscos aos foliões no dia do desfile.
A vistoria foi acompanhada de perto pela Secretária de Defesa Social em Exercício, Dominique de Castro Oliveira, que falou sobre a importância dessas ações preventivas. "Aqui a gente tem toda a SDS integrada para fazer um planejamento que abranja toda a vulnerabilidade e risco que possa aparecer nesse desfile. Nós queremos que o folião venha e volte para casa com segurança", enfatizou a secretária. O vice-presidente do bloco, Rodrigo Menezes falou sobre a parceria com a SDS. "É muito importante essa integração do bloco com os órgãos operativos do Estado, para que a gente consiga realizar um evento dessa magnitude, principalmente em relação à segurança do folião e dos artistas. Hoje, a preocupação está sendo a quantidade de fiação de telefonia, cabo de telefonia abaixo dos 6,5 metros, principalmente na Rua Imperial, entre a sede do Galo e o viaduto Capitão Temudo. Nosso trabalho está bastante organizado no sentido de oferecer segurança para quem vai brincar no Galo. Agradeço bastante o empenho dos órgãos envolvidos na fiscalização, isso contribui para garantir o sucesso do evento", afirmou.
Segundo o major do CBMPE, Flávio Ferrer, que também faz parte do Grupo de Trabalho da Operação Carnaval 2024, o objetivo é fazer um plano estratégico de segurança antes da realização do desfile do bloco carnavalesco. "Estamos verificando a situação de projetos contra incêndio e pânico e a situação dos camarotes e demais condições de risco para os foliões. Estamos aqui para dimensionar o sistema preventivo, verificar onde vai ficar os extintores, rota de fuga, sinalização e capacidade máxima de cada espaço privativo. E também o processo de vistoria que deve ser feito até 48 horas antes do evento", ressaltou.
PERCURSO – As vistorias são fundamentais para garantir a segurança do folião. "Realizamos hoje a primeira vistoria do percurso do Galo da Madrugada. Algumas ações são bastante importantes e na vistoria a gente já verifica essas áreas de interesse operacional. Por isso, as operativas da SDS (Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Polícia Científica e Polícia Civil), se fazem presentes nessa vistoria já para adequar as suas ações, verificando e pontuando seus locais de atuação durante o desfile", pontuou o Gestor de Grandes Eventos da SDS, o tenente-coronel Marcelo Santos.
O percurso vistoriado incluiu a Avenida Sul, Rua Imperial, a Avenida Dantas Barreto, a Avenida Guararapes e a Rua do Sol. Durante os trabalhos desta terça-feira, foram avaliados também os locais dos corredores de segurança, a acumulação de entulho de obras (Rua Imperial), buracos em calçadas e vias públicas, bem como imóveis e postes em situação de risco.