Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

Defesa Social Vistoria Percurso do desfile do Galo da Madrugada

Ação das operativas da SDS, através do Grupo de Trabalho do Carnaval 2024, tem como objetivo garantir a segurança de todos que participam do desfile da agremiação

Há 47 dias — Por Portal Tamandaré Web

Defesa Social Vistoria Percurso do desfile do Galo da Madrugada
Foto: Divulgação/SDS

A Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas operativas (Polícias Militar, Civil e Científica, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar) realizaram na manhã desta terça-feira (09), uma inspeção por todo o percurso do desfile do bloco carnavalesco, Galo da Madrugada. Durante a vistoria, representantes dos Órgãos Operativos da SDS, da concessionária de energia, além de representantes de empresas de telefonia móveis e de TVs a cabo, acompanharam os 6 km do trajeto do bloco e analisaram postes, fiações, entulho e outros fatores que possam oferecer riscos aos foliões no dia do desfile.

A vistoria foi acompanhada de perto pela Secretária de Defesa Social em Exercício, Dominique de Castro Oliveira, que falou sobre a importância dessas ações preventivas. "Aqui a gente tem toda a SDS integrada para fazer um planejamento que abranja toda a vulnerabilidade e risco que possa aparecer nesse desfile. Nós queremos que o folião venha e volte para casa com segurança", enfatizou a secretária. O vice-presidente do bloco, Rodrigo Menezes falou sobre a parceria com a SDS. "É muito importante essa integração do bloco com os órgãos operativos do Estado, para que a gente consiga realizar um evento dessa magnitude, principalmente em relação à segurança do folião e dos artistas. Hoje, a preocupação está sendo a quantidade de fiação de telefonia, cabo de telefonia abaixo dos 6,5 metros, principalmente na Rua Imperial, entre a sede do Galo e o viaduto Capitão Temudo. Nosso trabalho está bastante organizado no sentido de oferecer segurança para quem vai brincar no Galo. Agradeço bastante o empenho dos órgãos envolvidos na fiscalização, isso contribui para garantir o sucesso do evento", afirmou.

Foto: Divulgação/SDS

Segundo o major do CBMPE, Flávio Ferrer, que também faz parte do Grupo de Trabalho da Operação Carnaval 2024, o objetivo é fazer um plano estratégico de segurança antes da realização do desfile do bloco carnavalesco. "Estamos verificando a situação de projetos contra incêndio e pânico e a situação dos camarotes e demais condições de risco para os foliões. Estamos aqui para dimensionar o sistema preventivo, verificar onde vai ficar os extintores, rota de fuga, sinalização e capacidade máxima de cada espaço privativo. E também o processo de vistoria que deve ser feito até 48 horas antes do evento", ressaltou.

PERCURSO – As vistorias são fundamentais para garantir a segurança do folião. "Realizamos hoje a primeira vistoria do percurso do Galo da Madrugada. Algumas ações são bastante importantes e na vistoria a gente já verifica essas áreas de interesse operacional. Por isso, as operativas da SDS (Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Polícia Científica e Polícia Civil), se fazem presentes nessa vistoria já para adequar as suas ações, verificando e pontuando seus locais de atuação durante o desfile", pontuou o Gestor de Grandes Eventos da SDS, o tenente-coronel Marcelo Santos.

O percurso vistoriado incluiu a Avenida Sul, Rua Imperial, a Avenida Dantas Barreto, a Avenida Guararapes e a Rua do Sol. Durante os trabalhos desta terça-feira, foram avaliados também os locais dos corredores de segurança, a acumulação de entulho de obras (Rua Imperial), buracos em calçadas e vias públicas, bem como imóveis e postes em situação de risco.