Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Estudantes de PE transformam a história de um professor cego em um filme inspirador.

O projeto audiovisual, idealizado dentro do cineclube Pedra Negra da escola, nasceu do fascínio e da admiração que os jovens sentem pela forma como José Carlos, conduz sua vida.

Há 9 horas — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: Divulgação —

A ideia de registrar a história de José Carlos surgiu durante uma reunião do cineclube Pedra Negra, coordenado pela professora Keli Roberta, onde os estudantes buscavam um tema para a próxima produção. Foi a partir da sugestão emocionada de uma aluna, que relembrou o carinho e o impacto das aulas de Educação Física com o professor cego, que a equipe encontrou o personagem ideal para o projeto. O foco da narrativa foi rapidamente estabelecido: não a deficiência, mas a capacidade de superação e o incentivo que ele oferecia para que cada aluno fosse a "melhor versão de si mesmo".

Todo o processo de criação do filme, desde a pré-produção até a revisão final, foi planejado e executado pelos próprios estudantes. Eles se envolveram na elaboração do roteiro, filmagens e, especialmente, na criação da trilha sonora. A complexidade e a delicadeza do tema motivaram o grupo a compor uma música original, com letra, melodia e arranjos feitos por jovens músicos da escola.

O estudante e compositor Jonatas Felipe explicou que, para desenvolver a canção, a equipe conversou intensamente com o professor e sua família. O objetivo era absorver profundamente a história de José Carlos para transmitir, por meio da música, os sentimentos e desafios enfrentados, mas sempre com foco no aspecto positivo e no amor que ele demonstra pela vida. A trilha, intitulada "Um Vencedor", busca gerar diversas interpretações no público, reforçando a mensagem de força interior.

O filme "Um Vencedor" será exibido ao público nesta quarta-feira (9), às 18h, na Praça Agamenon Magalhães, em Itapissuma. A mostra é a culminância do projeto que envolveu dezenas de estudantes e reforça a importância da inclusão e da representatividade no ambiente escolar.

A sessão pública, que promete ser um evento comunitário, já tem a parte festiva garantida: a pipoca e o refrigerante serão oferecidos pelos próprios estudantes para celebrar o lançamento da biografia que homenageia seu inspirador professor.

Talvez você goste