Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Forças Armadas serão mobilizadas para garantir segurança da COP30 em Belém

Ação inclui perímetros críticos em Belém, Altamira e Tucuruí durante conferência climática global

Há 1 dia — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil—

O governo federal determinou a participação das Forças Armadas na segurança da COP30, que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro em Belém, no Pará. A ação integra o Plano Estratégico Integrado de Segurança e inclui operações da Aeronáutica, Exército e Marinha em regime de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

O Decreto nº 12.704, publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (3), prevê que os militares atuarão até o dia 23 de novembro, em coordenação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A medida abrange tanto a proteção das autoridades e delegações quanto de infraestrutura crítica em diferentes regiões do estado.

Em Belém, o perímetro de segurança envolverá o Parque da Cidade, Aeroporto Internacional Val-de-Cans, Porto do Outeiro, Porto de Belém, Terminal Petroquímico de Miramar, subestações de energia, estações de tratamento de água e as vias de deslocamento das comitivas, além de acessos fluviais próximos.

Nas cidades de Altamira e Tucuruí, a atuação se concentrará nos perímetros externos das Usinas Hidrelétricas de Belo Monte e Tucuruí, garantindo a proteção de locais estratégicos de energia e infraestrutura.

O decreto é assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelos ministros da Defesa, José Múcio Monteiro; da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; e pelo chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Marcos Antonio Amaro dos Santos. A COP30 reunirá líderes de mais de 170 países e ao menos 143 chefes de Estado, consolidando-se como o maior evento global de discussões sobre mudanças climáticas.

Talvez você goste