Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

INSS vai ressarcir 2,1 milhões de aposentados por descontos irregulares

Mais de 2,1 milhões de aposentados terão valores devolvidos por descontos irregulares no INSS. Pagamentos começam dia 24 de julho.

Há 1 dia — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: Reprodução redes sociais/Internet—

Mais de 2,1 milhões de aposentados e pensionistas do INSS poderão receber de volta valores descontados de forma irregular em mensalidades associativas. O pagamento começa no dia 24 de julho, após acordo homologado pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, explicou que a devolução tem o objetivo de evitar longas disputas judiciais. Para viabilizar os repasses, o governo editará uma medida provisória, liberando o pagamento fora do teto de gastos, como despesa extraordinária. Os ressarcimentos ocorrerão de forma quinzenal.

O acordo foi construído pela AGU, INSS, OAB, Defensoria Pública da União e Ministério Público Federal. Os valores terão correção pelo IPCA, índice oficial da inflação. A adesão é voluntária, e quem quiser receber deverá registrar contestação junto ao INSS.

Aqueles que já entraram na Justiça precisarão desistir da ação para receber administrativamente, mas terão direito a 5% de honorários advocatícios em processos individuais movidos até 23 de abril de 2025.


Talvez você goste