Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

Mutirão da Defesa Civil protege as áreas de morro do Recife

Trabalho faz parte da Ação Inverno 2024, vem acontecendo semanalmente e inclui serviços como vistorias, monitoramento, ações porta a porta, colocação de lonas plásticas, roçagem e capinação

Há 35 dias — Por Portal Tamandaré Web

A Defesa Civil do Recife realizou, na manhã deste sábado (23), um grande mutirão em cinco áreas de morro da cidade. A atividade vem acontecendo uma vez por semana desde fevereiro, como parte da Ação Inverno 2024, e inclui serviços como vistorias, monitoramento, ações porta a porta, colocação de lonas plásticas, roçagem e capinação. O objetivo da Prefeitura é proteger as famílias que vivem nos morros, reforçando a preparação para o inverno e orientando a população sobre como agir para minimizar os perigos provocados pelas chuvas
Foto: Divulgação/PCR

A Defesa Civil do Recife realizou, na manhã deste sábado (23), um grande mutirão em cinco áreas de morro da cidade. A atividade vem acontecendo uma vez por semana desde fevereiro, como parte da Ação Inverno 2024, e inclui serviços como vistorias, monitoramento, ações porta a porta, colocação de lonas plásticas, roçagem e capinação. O objetivo da Prefeitura é proteger as famílias que vivem nos morros, reforçando a preparação para o inverno e orientando a população sobre como agir para minimizar os perigos provocados pelas chuvas.

Cerca de 300 profissionais da Defesa Civil do Recife participaram do mutirão, que foi realizado nas comunidades de Córrego do Jenipapo, Alto Jardim Progresso, Brega e Chique, UR-4 e Alto do Maracanã. "Esse trabalho é muito importante porque nos deixa mais protegidos. Com a lona, a água não entra na barreira. E foi feita uma obra grande de contenção da encosta aqui pertinho da minha casa", afirma Gilson Severino da Silva, morador da Rua Três Morros, no Córrego do Jenipapo.

A atuação da Defesa Civil inclui também obras do Programa Parceria, aplicação de geomanta, ações educativas nas escolas, Simulados de Preparação para Emergência e Desastres e os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs). "Começamos os mutirões em fevereiro e estamos todo sábado em cinco locais da cidade, reforçando o trabalho da Ação Inverno. As equipes fazem vistorias, monitoramento, roçagem, capinação, colocação e reposição de lonas, comunicação de risco para a população e retirada de bananeiras, árvores não adequadas para os taludes", explica a gerente geral de Engenharia da Defesa Civil do Recife, Elaine Hawson.

AÇÃO INVERNO - A Prefeitura do Recife está investindo R$ 314,5 milhões na Ação Inverno 2024, conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas. Entre as medidas estão trabalhos de micro e macrodrenagem, limpeza de canais, contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, mutirões e eliminação de pontos críticos de alagamento. Até julho, começarão as obras do Plano de Intervenção na Macrodrenagem do Rio Tejipió, que conta com intervenções de alargamento, início da dragagem, construção de reservatórios e parques alagáveis para reduzir os problemas de alagamento na bacia do rio.