
Ruas, parques e avenidas do Recife receberam um banho de luz, cor e música para celebrar o ciclo natalino deste ano. Com o tema “Natal dos Sons”, a Prefeitura espalhou mais de 300 mil metros de mangueiras e cordões luminosos, quase dois mil refletores e um total superior a 4 milhões de pontos de luz em locais que vão de Boa Viagem ao Recife Antigo. A proposta conecta tradição, criatividade e a identidade musical da cidade, reconhecida pela Unesco.
O prefeito João Campos destacou que a edição deste ano traz novidades, como a neve de espuma na Avenida Rio Branco, totalmente neutra e antialérgica, pensada para encantar famílias e crianças. A via, conhecida como o endereço mais natalino da cidade, ganhou vila temática com 14 estruturas, iluminação especial, presépio, túnel luminoso e uma casa dedicada ao Papai Noel.
O projeto também deslocou a grande árvore natalina para o novo Parque República do Líbano, no Pina. Com 37 metros, ela é cercada por mangueiras e cordões que remetem a notas e instrumentos musicais. Réplicas menores, de 18 metros, foram instaladas no Segundo Jardim de Boa Viagem, na Avenida Rio Branco e nos parques das Graças e da Tamarineira, ampliando o impacto visual da decoração.
Locais tradicionais como a Agamenon Magalhães, o Bom Jesus, a Praça do Arsenal e a Rua da Guia também receberam iluminação paisagística, arcos, guirlandas, strobos e elementos interativos. Em Boa Viagem e nos parques das Graças e Tamarineira, os pórticos, presépios e caixas luminosas reforçam a atmosfera festiva e acolhedora.
A programação cultural começa no dia 13, com mais de 80 atrações espalhadas pela cidade até 28 de dezembro. O ponto alto será o cortejo natalino do dia 14, que reunirá pastoris, cavalo-marinho, reisado, blocos líricos, bandinhas e personagens do Baile do Menino Deus, encerrando com concerto da Orquestra Sinfônica do Recife na Praça do Arsenal.



