
A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (17), a Operação Velatus, com o objetivo de apurar o desvio de recursos públicos por meio de contratos entre prefeituras, uma organização da sociedade civil e empresas privadas para terceirização de mão de obra na área da saúde em Pernambuco.
Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Garanhuns, Caruaru, Terezinha e Bom Conselho, com participação de 80 agentes da PF e oito servidores da Controladoria Geral da União (CGU). A Prefeitura de Caruaru, apesar de rumores nas redes sociais, não é alvo da operação. As buscas no município tiveram foco em pessoas ligadas a empresas investigadas.
Segundo a PF, a organização da sociedade civil investigada recebeu mais de R$ 662 milhões entre 2019 e 2024, sendo pelo menos R$ 431 milhões em recursos federais. Os crimes apurados incluem fraude em licitação, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A Justiça Federal também determinou restrições de deslocamento e contato entre os investigados.
A operação segue em andamento e novas informações devem ser divulgadas pela PF ao longo do dia.