O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos, em um acidente de helicóptero. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (20) pelo Ministério das Relações Exteriores do país.
A eronave em que Raisi viajava desapareceu na tarde de domingo (19), quando sobrevoava uma região montanhosa do Irã em condições meteorológicas difíceis, com chuva e uma neblina intensa.
"O presidente do povo iraniano, trabalhador e incansável (...) sacrificou sua vida pela nação", anunciou o governo.
Raisi foi eleito presidente em 2021 e era considerado um dos favoritos na sucessão do guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei.
Além do presidente, entre os passageiros do helicóptero estavam o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, 60 anos, o governador da província do Azerbaijão Oriental, o principal imã da região, o chefe de segurança do presidente e três integrantes da tripulação.
As equipes de emergência recuperaram os corpos dos passageiros na manhã desta segunda-feira, segundo informação da agência de notícias AFP.
Presidente interino O vice-presidente, Mohammad Mokhber, foi nomeado presidente interino enquanto o país aguarda a organização de eleições presidenciais em um prazo máximo de 50 dias.
O líder supremo Ali Khamenei anunciou cinco dias de luto no país.
Com informações do Brasil de Fato/AFP