Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

PT emite nota de repúdio contra o Jornal do Commercio

Artigo publicado no último domingo , 14 de janeiro, foi intitulado “A ligação da esquerda com a criminalidade”.

Há 159 dias — Por Repórter Tamandaré

Imagem sem texto alternativo.
Artigo diz que “a esquerda tem em sua genética a violência e o link com o crime” e que tais fatos seriam comprovados pela História.—

O presidente estadual do PT, Doriel Barros, emitiu nota de repúdio na noite do último domingo (14) contra o Jornal do Commercio após o veículo de comunicação publicar um artigo intitulado “A ligação da esquerda com a criminalidade”. O material, assinado pelo professor José Maria Nóbrega, traz a imagem do maior símbolo político do partido, o presidente Lula, com a afirmação de que “a esquerda tem em sua genética a violência e o link com o crime” e que tais fatos seriam comprovados pela História.


Diante do fato, o Partido dos Trabalhadores, por meio do seu setor jurídico, informou que já está tomando as medidas cabíveis, e ainda solicitou direito de resposta com a garantia do mesmo espaço.


Confira a nota na íntegra:


Nota de repúdio - Artigo Opinião JC - 14/01/24

O Partido dos Trabalhadores de Pernambuco vem expressar sua indignação com o artigo publicado hoje, 14 de janeiro, pelo Jornal do Commercio, intitulado “A ligação da esquerda com a criminalidade”. Escrito pelo professor José Maria Nóbrega, o texto contém diversos erros históricos que apresentam uma versão baseada em mentiras, objetivando associar, de modo leviano, organizações de esquerda e a criminalidade.

Diante dessa irresponsabilidade na produção de um conteúdo, é fundamental lembrar que, nos períodos em que o Brasil foi governado pelo PT houve o maior investimento nas políticas de segurança pública, no combate ao crime organizado,e na implementação de programas de combate à violência contra as mulheres, populações negras, jovens e comunidades LGBTQIA+. Grupos historicamente colocados às margens de nossas políticas sociais. Tudo isso, além de autonomia dos poderes e, em especial, da Polícia Federal. Esses são apenas alguns exemplos que mostram que qualquer analogia entre organizações de esquerda e a criminalidade é irresponsável, inconsequente e tão grave, que deve ser cobrada judicialmente.

Sabemos que a extrema direita tem como prática atacar as políticas públicas que promovem melhoria na vida da população mais pobre, como as implementadas pelo PT nas suas gestões. E, sem argumentos para questionar a mudança efetiva que vem acontecendo desde a eleição do presidente Lula, em 2022, essa mesma direita faz uso, mais uma vez, do instrumento da fake news, juntando mentiras em um texto que, para os desavisados, pode até parecer “bem escrito”, mas que não passa de uma produção leviana, que esconde os verdadeiros culpados pelos grandes momentos de tortura, fome e morte vivenciados pela nossa gente.

Isso é um grande risco, especialmente quando publicado em um jornal de grande circulação, em um momento em que está vindo à tona e sendo comprovada a tentativa de golpe e ataque à democracia, de forma violenta, por organizações da extrema direita.

Porém o nosso povo já conhece essa narrativa, e já tirou um dos seus principais narradores (Bolsonaro) do poder, mesmo sabendo que muitos dos seus representantes estão camuflados nas velhas peles de cordeiro de diferentes profissionais que estão com acesso à canetas, teclados, redes sociais, microfones e outros tantos instrumentos, usando-ospara ludibriar a população. Porém, isso não nos impedirá de continuar realizando as mudanças que o Brasil tanto precisa para voltar a ser uma nação respeitada e com dignidade para a sua população.

Doriel Barros

Presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores(PT-PE)”